Estreia do Fermentões com recepção ao FC Porto



A estreia do Fermentões no Campeonato Nacional Andebol 1 acontece esta quarta-feira, pelas 21h30, com a recepção ao FC Porto, um dos mais fortes candidatos ao título.

Depois do adiamento do encontro da 1.ª jornada, frente ao vizinho AC Fafe, que terá lugar no dia 26, a equipa de José Vieira entra em acção apenas esta quarta-feira devido à presença dos portistas nas competições europeias. 

Aliás, o arranque da temporada não será apenas exigente devido à recepção ao FC Porto. É que no sábado, os vimaranenses deslocam-se à casa do Benfica, que se reforçou para procurar destronar o Sporting do título de campeão, para disputarem a 3.ª jornada. Duas partidas com um grau de dificuldade elevadíssimo.

Para o treinador José Vieira, o arranque do campeonato “é muito exigente” para um clube com o estatuto do Fermentões, uma vez que tem pela frente “dois candidatos ao título, que naturalmente têm outro tipo de ambições que deixam numa situação mais difícil.” No final de uma pré-época com vicissitudes distintas, José Vieira está “com alguma curiosidade para perceber em que ponto é que estamos e ver como é que os meus jogadores se conseguem bater com os melhores, porque o FC Porto e o Benfica estão no lote dos três fortes candidatos a ser campeões. Vamos ter de 'levar' com esses dois logo no arranque, mas sabemos que temos de jogar com eles todos. Venham eles, porque queremos saber como se portam os nossos atletas, também para perceber o que temos de melhorar para os jogos do nosso campeonato.”

A equipa técnica do Fermentões pretende aproveitar os jogos com FC Porto e Benfica para “estudar o que podemos melhorar na nossa equipa”. Frente a dois clubes com orçamentos infinitamente maiores, José Vieira quer “perceber o que podemos valer.” “Para os nossos jogadores será interessante estar a um outro ritmo, com outra qualidade, intensidade e exigência. A maioria vem da 2.,ª Divisão e ainda tem de se adaptar a tudo o que é novo. Nós, equipa técnica, iremos tirar ilações sobre o patamar em que estamos. O que resultar destes dois jogos ajudar-nos-à a corrigir e a melhorar para defrontar os adversários que vão lutar pelos mesmos objetivos que nós. Nestes dois jogos não há qualquer responsabilidade para os meus jogadores, porque são dois contextos completamente diferentes, o FC Porto e o Benfica são profissionais a 100 por cento e nós somos puros amadores, só isso diz tudo. Também queremos mostrar que não subimos por acaso e que podemos jogar contra os melhores.”

O arranque do Campeonato Nacional Andebol 1 marca o regresso do Fermentões ao pavilhão da Escola EB 2,3 Fernando Távora, a escassas centenas de metros da sua casa, As directrizes do regulamento da Federação de Andebol de Portugal não permitem ao clube utilizar o seu pavilhão na condição de visitados. O pavilhão tem alguns aspectos que não são autorizados pelo regulamento em vigor, pelo que o recinto não foi homologado para o Campeonato Nacional Andebol 1.


Marcações: CCR Fermentões, Campeonato Andebol 1, andebol

Imprimir Email