Núcleo de Árbitros de Futebol de Guimarães solidário com Marco Teixeira



A polémica em torno da arbitragem de Marco Teixeira no jogo Berço-Pevidém, da última jornada do campeonato Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga, também levou o Núcleo de Árbitros de Futebol de Guimarães a tomar uma posição pública.

Em comunicado, aquela associação quis “demonstrar toda a nossa solidariedade e respeito para com a equipa de arbitragem chefiada pelo colega Marco Teixeira, sócio e membro do atuais corpos sociais desta coletividade.” Garante o Núcleo de Árbitros de Futebol de Guimarães “aceitar todas as críticas efetuadas ao trabalho da equipa de arbitragem, desde que as mesmas não entrem no foro pessoal e com julgamento de carater e de personalidade, com linchamento público e injurioso que infelizmente, por demasiadas vezes, já foi ultrapassado.” Por isso lamenta “veementemente todas as declarações proferidas pelos dirigentes/treinador afetos ao clube de futebol Pevidém SC. De referir que não confundimos a instituição, pela qual temos grande respeito, assim como todas as outras, com os órgãos sociais que neste momento a representam. Temos a consciência que as pessoas passam e as coletividades ficam (assim como na coletividade que representamos).”

Pode ler-se ainda que o Núcleo de Árbitros de Futebol de Guimarães quer “informar os senhores agentes desportivos que não tememos as variadas formas de pressão que exercem sobre as equipas de arbitragem, nomeadamente na procura intransigente que fazem em nos importunar na nossa vida privada/quotidiana. Desejar que este episódio possa ser julgado nas instâncias competentes seguindo os trâmites previstos, com as penalizações adequadas para com os infratores, qualquer que tenha sido a sua intervenção no referido jogo. Esperar que a justiça desportiva cumpra as suas funções e penalizem severamente os comportamentos condenáveis que tenham existido, mais uma vez reforçando tenham eles sido praticados por qualquer interveniente no jogo. Reforçar a posição de que todos os árbitros deste núcleo que independentemente dos clubes, divisões, competições ou escalões, todos merecem o nosso respeito. Quando entram num campo de futebol respeitamos regulamentos e normas que regem um jogo de futebol. Para isso contamos que os restantes intervenientes tenham a mesma conduta e respeito antes durante e após a realização de um jogo. Convidar desde já os agentes desportivos a frequentar o curso de árbitros que irá iniciar a curto prazo, permitindo-lhes desde já aprofundar conhecimentos sobre as leis de jogo. Terminar dizendo que este tipo de climas inflamatórios e intimidatórios em nada abonam a favor do desporto, e nomeadamente do futebol, sendo que além de colocar em causa a segurança de todos os agentes desportivos, afastam cada vez mais as pessoas dos estádios. Apelamos assim à serenidade de todos os agentes desportivos, nomeadamente equipas de arbitragem, dirigentes, treinadores, jogadores, no sentido de se manter a maior urbanidade nos recintos desportivos, bem como da manutenção de fair- play.”


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Pevidém Sport Clube, Núcleo de Árbitros de Futebol de Guimarães

Imprimir Email