Júlio Mendes: "O passivo do Clube não é, actualmente, uma preocupação"



No texto que assina no documento do relatório e contas, Júlio Mendes dá conta que “estamos, hoje, a meio de um percurso. Um percurso difícil, mas que tem permitido resolver um grave problema financeiro em que o Clube mergulhou e que muitos entendiam que apenas se resolveria através da alienação de património. Sempre rejeitamos essa tese, acreditando que com trabalho e competência, mas, essencialmente, com o importante contributo dos vitorianos, seria possível recuperar a estabilidade financeira. O presente exercício vem provar que o Vitória Sport Clube está, hoje, a trilhar um caminho de sucesso, de sustentabilidade, e que a todos deve orgulhar. O passivo do Clube não é, atualmente, uma preocupação, tendo sido reduzido para valores controláveis e com receitas recorrentes garantidas, sejam provenientes da Vitória Sport Clube, Futebol SAD ou do arrendamento dos espaços pertencentes ao Clube.”

Júlio Mendes assegura que “este facto, tem permitido libertar verbas que têm possibilitado a crescente aposta nas modalidades do Vitória Sport Clube e, assim, reforçar o papel social do Vitória Sport Clube através do incentivo à prática desportiva. É, aliás, o relevante papel social que o Vitória Sport Clube incorpora que deve merecer uma profunda reflexão sobre as opções do Governo Municipal no que respeita ao subsídio para a prática desportiva entregue à nossa instituição”, pode ler-se no mesmo documento.

Júlio Mendes prossegue: “Mais de metade do valor recebido é consumido pelo Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), não correspondendo ao esforço que o Vitória Sport Clube tem dedicado, ao longo da sua história, para substituir aqueles a quem caberia o reforço do papel social, através da promoção da prática desportiva. Deve, este facto, fazer refletir todos os associados, bem como o Governo Municipal, sobre as opções a tomar no futuro próximo, bem como o fundamental papel social que o Vitória quer - por convicção - continuar a exercer na região. Contudo, e para que isso se possa também coadunar com a criação de novas modalidades e do reforço do investimento das restantes, não podemos deixar de alertar para a necessidade de serem repensadas algumas opções tomadas por parte de quem tem a obrigação de entender a importância do Vitória Sport Clube. Termino com a convicção de que, com a ajuda de todos, o crescimento hoje evidenciado continuará a ser uma realidade nos próximos exercícios, sem perdermos de vista uma gestão rigorosa, mas também ambiciosa. Se poderíamos estar melhores? Se podemos enriquecer mais o palmarés do clube? Como exigentes que somos, e reconhecendo, igualmente, a ambição que é apanágio de todo o universo vitoriano, só poderemos responder afirmativamente a essas questões. É, aliás, com esse espírito, que seguiremos o trabalho para atingir esse desiderato, continuando a fazer do Vitória Sport Clube um dos exemplos maiores do panorama nacional e internacional.”


Marcações: Júlio Mendes, Vitória Sport Clube

Imprimir Email