Júlio Mendes: "O sonho dos vitorianos é que um dia possamos ser campeões"



O presidente do Vitória, Júlio Mendes, abordou diversos temas discutidos na Assembleia Geral deste sábado. A rivalidade com o Sp. Braga, as contas, o passivo, a possibilidade de ser construída uma nova Academia e a questão Daniel Rodrigues foram o foco principal.

Houve uma intervenção de um sócio que disse que queria era ficar sempre à frente do Sp. Braga. Como interpreta isso?
Este clube é grande, enorme, é plural. Respeitamos a forma de pensar de cada um, alguns sentem-se mais motivados com a rivalidade com o nosso vizinho, mas o nosso foco não é com o nosso vizinho, mas sim no campeonato e conseguir chegar sempre o mais longe possível.

Disse na Assembleia, “nós queremos é ser campeões.” É esse o sonho que alimenta?
Claro, esse é o sonho dos vitorianos, um dia sermos campeões, conquistarmos mais títulos. É isso que nos importa, essa é a nossa direcção.

A ideia lançada sobre a construcção de uma nova Academia, financiada pela venda dos terrenos onde está implantada a actual, é para avançar?
Enquanto presidente do clube cabe-me o papel de projectá-lo a médio/longo prazo e suscitar o debate sobre as mais diversas questões. Esta é uma questão sobre a qual se deve reflectir. Não há mal nenhum em que se discuta isto, em que cada um forma a sua opinião. Há uns que são mais apegados a este local, uma obra feita num passado recente, outros terão uma ideia diferente. O que em interessa é que essa discussão seja suscitada e que possa sair alguma orientação para o que deve ser o farol que nos guie.

Essa ideia inviabiliza o projecto que está a ser trabalhado com a Câmara para a extensão da actual Academia?
Depende muito do 'timing' em que as coisas se fizerem. Se entretanto avançar a extensão da Academia fica difícil colocar sobre a mesa um investimento alternativo com esta envergadura. Este investimento, que a Câmara assumiu publicamente connosco, é para ser uma realidade em 2022, estamos suficientemente longe para debater e alterar o rumo se for vontade dos sócios. Como presidente, não posso alienar o património do clube, tem de passar pelos sócios em Assembleia Geral. 

Essa nova Academia, de raiz, pode ser noutro local que não em Silvares, como está previsto?
O concelho de Guimarães é muito grande, desde que seja em Guimarães há muitos locais que podem ser utilizados. A Câmara ficou de indicar o terreno (para o primeiro projecto), mas ainda não há uma certeza absoluta final sobre o local. 

Que leitura faz da votação dos associados?
As contas foram aprovadas por clara maioria, como tem sido sempre nos anos em que estamos no Vitória. Fazemos questão de ser um clube plural, nem toda a gente está alinhada com as nossas ideias, mas respeitamos. As contas espelham de forma cristalina.

Na última Assembleia Geral da SAD foi retirada confiança ao presidente da Assembleia Geral, Daniel Rodrigues. Qual foi a razão?
Nessa Assembleia Geral da SAD expressamos a falta de confiança e dissemos à pessoa que reflectisse sobre tudo o que se passou e que tomasse a atitude compatível com o que se passou até aqui. Tem a ver com a intervenção que esse sócio teve na última Assembleia Geral Extraordinária, que de modo algum podem ser aceitáveis por parte de uma pessoa que deve merecer a confiança de quem o escolhe para cargos importantes.

Já obteve resposta?
Não, até agora não. Também ainda não passaram muitos dias, pode ser que entretanto surja.


Marcações: Júlio Mendes, Vitória Sport Clube

Imprimir Email