Frederico Venâncio: "Tenho de estar pronto para corresponder a 100 por cento quando for chamado"



O defesa-central do Vitória, Frederico Venâncio, esteve esta terça-feira na sala de imprensa da Academia do Vitória para abordar o jogo com o Boavista, mas, sobretudo, o seu percurso até agora no clube. O defesa-central lesionou-se no primeiro jogo oficial da época e desde então só voltou a jogar para a Taça de Portugal. Garantiu estar preparado para ser novamente opção no campeonato.

O que é que o empate no jogo com o Sp. Braga pode trazer ao Vitória para os próximos jogos?
Foi um jogo muito bem disputado, é óbvio que a equipa não ficou satisfeita com o empate porque queria corresponder ao desejo dos adeptos e vencer o grande dérbi do Minho. Não foi possível a vitória, mas foi um jogo muito bem disputado.

No início da temporada, Luís Castro apontava-o para integrar a dupla de centrais, com Pedro Henrique. Depois da lesão, está preparado para ser titular?
Foi um momento infeliz com a lesão. Essa ausência abriu uma oportunidade para os meus colegas, que estiveram bem nos jogos em que entraram. Agora tenho de correr atrás do prejuízo, trabalhar bem para ajudar a equipa e esperar pela minha oportunidade. Tive a minha oportunidade na Taça de Portugal, as coisas correram bem para mim e para a equipa. Tenho de estar pronto, porque podemos ser chamados a qualquer momento e devo estar a 100 por cento para corresponder.

É difícil gerir essas expectativas, quando inicialmente esperava fazer uma grande época e depois não foi opção após a lesão?
Ainda temos muito tempo, há muito campeonato pela frente, muitos jogos. Tenho de tentar permanecer o mais sereno possível, mais calmo possível, porque quando for a altura de entrar em campo vou dar o meu melhor para ajudar os meus colegas e o clube.

Sente-se com confiança para entrar já na equipa?
Sim, sempre me senti com confiança. Se calhar não me sentia no dia a seguir à lesão, porque não estava preparado fisicamente, mas agora estou bem porque a recuperação foi boa, tudo nos timings perfeitos. Quando o mister achar que estou pronto e se achar que já estou posso ir lá para dentro e dar o meu melhor.

Sente que está pelo menos no mesmo patamar dos colegas?
Sim, é um grupo muito equilibrado. Temos quatro centrais muito bons, a competição interna vai ajudar-nos individualmente mas também a equipa. São quatro jogadores que estão a dar o melhor em cada treino, quem sai beneficiada é a equipa.

Se fosse o treinador, convoca-se a si próprio e punha-se no 11?
Se fosse o treinador, eu era convocado, capitão, era tudo. Fazia tudo (risos). São perguntas para o mister, só faço o meu trabalho.

O jogo com o Boavista também tem uma grande rivalidade à sua volta?
Estamos a trabalhar para ganhar ao jogo. Vai ser um encontro muito complicado, num ambiente muito complicado. No passado, as partidas no Bessa não nos correram bem. Esta época queremos um resultado diferente, diante de uma equipa aguerrida, algo que está implementado no seu ADN. Vamos dar o nosso melhor, temos de ir lá com toda a seriedade e agressividade, no bom sentido, para conseguir os três pontos. Queremos impor o nosso jogo, é para isso que temos vindo a trabalhar.


Marcações: Vitória Sport Clube, Frederico Venâncio

Imprimir Email