João Afonso "disponível para ouvir proposta" para continuar no Vitória



O defesa-central João Afonso ainda não foi abordado pela SAD do Vitória no sentido de se iniciarem as negociações tendo em vista a eventual renovação do seu contrato. O defesa cumpre os últimos meses dos cinco anos de contrato que o ligam ao clube, mas, por enquanto, ainda desconhece o que lhe reserva o futuro em Guimarães.

O empresário de João Afonso, Nuno Correia, assumiu à Rádio Santiago que ainda não recebeu qualquer contacto por parte dos responsáveis da SAD liderada por Júlio Mendes. João Afonso deseja continuar em Guimarães, pelo que está disponível para falar com os dirigentes. Mas, também está preparado para outro cenário. “Não sei quais são as ideias dos responsáveis do Vitória, da nossa parte estamos abertos a continuar. O João gosta muito de estar em Guimarães, no clube que lhe abriu as portas da 1.ª Liga, e estamos disponíveis para ouvir uma proposta, caso ela aconteça. Mas, neste momento, sem nada a esconder, o que posso dizer é que ninguém me abordou para tal situação. Não sei o que se vai passar, só os responsáveis do Vitória é que podem responder. Não sei quais são as suas pretensões, creio que a seu tempo nos vão transmitir alguma coisa.”

A prioridade de João Afonso passa por continuar em Guimarães. Contudo, o empresário do jogador já foi “abordado” por outros clubes, portugueses e estrangeiros, interessados em saber as condições em que podem contratar o defesa-central. “É normal que haja sondagens, mas só a partir de Janeiro é que podem existir conversações, pois o jogador tem contrato com o Vitória. Damos sempre preferência ao Vitória, porque é o clube que o João Afonso gosta, mas no futebol tudo é possível”. O facto de estar em final de contrato, torna o defesa-central “um jogador mais apelativo.” “Não nos podemos esquecer que é um jogador com muitos jogos da 1.ª Liga nas pernas, competente, profissional, que tem soluções em Portugal e no estrangeiro, caso não fique no Vitória.”

A viver o último ano de contrato, João Afonso “nunca deixará de mostrar todo o seu profissionalismo no Vitória”, assegura Nuno Correia. “Em Guimarães, todos conhecem o João Afonso como um profissional exemplar. Ele não tem pensado muito no futuro, mas sim no que pode fazer dentro das quatro linhas, porque confia no representante para tratar das suas coisas. Nem sequer temos falado muito no assunto, depois do que ficou estabelecido na pré-temporada, em que acertamos que ficaria no Vitória este ano. Estamos a viver um dia de cada vez e o que será, será.”

O defesa-central começou a temporada como opção para Luís Castro, mas nos últimos jogos nem sequer tem ido para o banco de suplentes. Situação que “não tem afectado o jogador”, garante Nuno Correia. “Ele acredita muito nas suas capacidades e o futebol muito rápido. Os quatro defesa-centrais do Vitória têm muita qualidade, estão equiparados, e a qualquer momento o João Afonso pode regressar à titularidade. O João Afonso está a trabalhar diariamente para poder ser opção o mais cedo possível, logo que o treinador entenda. Ele foi opção nas primeiras jornadas, regressou no jogo para a Taça de Portugal, em que foi capitão e marcou um golo, e agora espera por nova oportunidade. Ele é um grande profissional, está sempre disponível.”


Marcações: João Afonso, Vitória Sport Clube

Imprimir Email