Luís Castro: "Nunca esteve em discussão o meu contrato com o Vitória"



O treinador Luís Castro explicou, esta quinta-feira, os motivos que o levaram a continuar em Guimarães e a declinar o convite do Reading, de Inglaterra.
A primeira parte da conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Desportivo das Aves foi preenchida com o tema que marcou a última semana.

O que o levou a tomar a decisão de continuar no Vitória e declinar o convite do Reading?
O que foi feito para eu ficar? Quando estamos ao serviço de uma instituição é natural que possamos ser contactados por outras instituições para representá-las. Quando isso acontece, reflectimos, analisamos e tomamos uma decisão. Há vários parâmetros, a questão familiar, a questão financeira, a questão da carreira e a instituição que representamos. Represento uma instituição que é constituída por uma base social que a apoia, que tem uma estrutura que faz tudo para dar todas as condições para fazer evoluir o clube. Em contrapartida, estava uma instituição que me garantia uma saúde financeira boa para a família. Em família, chegamos à conclusão, juntamente com a a Administração, que não seria a altura para sairmos. Quero deixar bem vincado que não esteve em conversa com a Administração o contrato que tenho com o Vitória, mas sim o convite que tinha do Reading. Nunca esteve em discussão o meu contrato, se quisesse melhorar meu contrato sairia do Vitória, não tinha qualquer sentido ter deixado de ir e ficar por causa de dinheiro. O dinheiro não esteve em causa, esteve como fruto de análise mas não como elemento decisivo para a minha tomada de decisão. Sinto-me confortável porque tenho o apoio da Administração, o carinho dos sócios, um plantel que dá tudo todos os dias. Outras oportunidades irão aparecer, certamente.

Quando chegou à reunião que teve com a Administração da SAD já tinha decidido ficar, ou foi aí que tomou a decisão?
Nesse dia tive uma reunião com a Administração e com a minha família, depois tomei a decisão. Acredito muito no que faço, nas pessoas que me envolvem, no objectivo do Vitória para o seu futuro, no apoio da sua massa-associativa, no fundo acredito em tudo o que dá segurança a um profissional para continuar o caminho.

De que forma esta tomada de posição pode reforçar a sua posição?
Ao tomar esta decisão, não estou à espera de que quando perder três ou quatro jogos que não saia porque tomei esta decisão. Quando acontecerem ciclos negativos, se tiver que sair do Vitória, saio como é normal no futebol. Posso ter a margem de mais um ou menos um jogo, mas está bem instituído dentro de mim quais são as regras porque se rege o futebol. Não vou querer tirar dividendo desta situação, porque sabemos que é o treinador quem é colocado em causa. No plantel, as consequências são zero porque nunca abordei o tema com o grupo, sempre trabalhamos para o jogo com o Rio Ave e nesta semana também não falei de nada porque seguimos com o nosso foco principal, que é o jogo com o Aves. Jamais, enquanto líder, deixaria que coisas externas ao fundamental mexessem com o plantel.


quinta, 13 dezembro 2018 13:49 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Luís Castro, Reading

Imprimir