Luís Castro sobre objectivos do Vitória: "Filosofia da equipa é olhar para o lugar que está imediatamente acima"



Na conferência de imprensa de antevisão do jogo com o Desportivo das Aves, Luís Castro também falou sobre a construção do Vitória do futuro.

Jogo com o Aves:
“Apanhamos um Aves que tem de ser olhado pela competência que tem. Fez um ciclo de três vitórias seguidas, depois disso teve um percalço com o Nacional e a seguir foi a casa de um dos candidatos ao título, um jogo sempre complicado em que não conseguiu pontos. Sei que é uma equipa que produz ataques muito rápidos, que é muito compacta a defender, que tem linhas muito juntas. Tem jogadores rápidos no ataque ao último terço, que na bola parada conseguiu golos em muitos jogos. No seu todo, é uma boa equipa, que vai complicar os nossos objectivos para o jogo."

Vitória volta a defrontar equipa que está abaixo da linha de água: “A necessidade dos pontos alimenta todas as equipas. O Desportivo das Aves precisa de pontos para se colocar numa posição mais confortável e nós precisamos de pontos para encurtar distâncias para o 4,º lugar. É o 4.º porque estamos em 5.º, nós olhamos sempre com objectivo de chegar ao lugar que está imediatamente acima."

A ambição de chegar ao 4.º lugar: “Vou vincar o nosso pensamento. Quando estávamos no 16.º lugar, dizia que queria atingir o 15.º, quando estivemos no 9.º, disse que rapidamente queria atingir o 8.º. Se fui dizendo que o nosso objetivo era sempre o lugar que estava acima de nós, não podemos agora olhar para a tabela de forma diferente. Não temos duas caras perante o campeonato, mas uma única só. O que é que eu gostava? Gostava de ir para o 4.º, depois para o 3.º, o 2.º e o 1.º e não se pode tocar o céu para lá do primeiro. Uma coisa é aquilo que nós queremos, outra é a realidade. A realidade é que estamos em 5.º e vamos tentar encurtar distâncias para o 4.º. Já sei que vão destacar que o Luís Castro quer o 4.º lugar, mas não é isso que disse. O que disse é que a filosofia da equipa é olhar para o lugar que está imediatamente acima na tabela.”

Num curto espaço de tempo, o Vitória tem condições para chegar ai título?: “Não estou nas raízes do Vitória, naquilo que é a sua massa adepta, as suas condições financeiras. Uma coisa eu sei, o Vitória é uma instituição que sábado vai ter entre 2.500 a 3.000 adeptos nas Aves. Isso traduz logo a ambição da instituição. Sei que o complexo é dotado de muitas e boas condições, sei que toda a sua estrutura é muito profissional e dedicada no apoio a quem trabalha de forma directa nos espaços de treino. O Vitória reúne condições para no futuro, numa construção que se vai fazendo passo a passo, poder estar no leque das equipas que disputem sempre os quatro primeiros lugares. Os quatro ou cinco primeiros, são todas as posições. Os títulos também são discutidos em função do valor das outras equipas. Para isso acontecer, tem de ser tido em conta o futebol português. Se os valores financeiros que são distribuídos se centram mais em determinados clubes, os outros vão ter mais dificuldades. Se lhe entregarem um Ferrari e eu for com um Mini, você tem mais condições de ganhar. Quando igualarem mais os apoios aos clubes talvez se consiga nivelar mais o campeonato, ganhar mais argumentos para o futebol português evoluir.”


quinta, 13 dezembro 2018 14:14 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Desportivo das Aves, Luís Castro

Imprimir