Luís Castro: "Não é por perdermos um jogo que a qualidade vai desaparecer"



O que falhou na estratégia do Vitória para não conseguir somar pontos diante do Nacional e encerrar o longo ciclo sem derrotas?
Falhamos, fundamentalmente, no lance em que sofremos o golo. Faltou-nos fechar mais a nossa linha defensiva e controlar melhor a profundidade, não o conseguimos fazer. Normalmente, o Nacional atrai o adversário com o seu jogo curto para depois lançar longo nas costas da linha. A equipa não conseguiu reagir nesse momento e sofremos o golo. Depois do 1-0 tentamos de forma descaracterizada reagir ao golo sofrido. Tentamos alongar muito o jogo nos corredores, à procura de profundidade, para depois tirarmos os cruzamentos. Não conseguimos circular a bola por dentro porque os nossos médios baixaram muito na construção junto da nossa linha defensiva e nesse período o Nacional conseguiu continuar a ter o controlo do jogo. Depois, conseguimos controlar os últimos minutos da primeira parte e depois do intervalo decidimos deixar de construir a três para termos mais jogo, o que conseguimos. Fomos colocando em campo unidades mais ofensivas, mas falhamos na definição no último terço. Apesar de termos algumas situações em que definindo bem podíamos ter chegado ao golo, nunca fomos capazes nas quatro ou cinco situações. Quando não servimos bem para a finalização é impossível finalizar, foi o que nos aconteceu. O Nacional esteve bem, com um bloco curto, saiu sempre com com perigo para o ataque, embora na segunda parte o jogo tenha pendido sempre para o nosso lado.

Esta derrota pode beliscar o bom caminho que o Vitória tem vindo a percorrer?
As dimensões de rendimento incluem o rendimento psicológico. Quando se perde, mentalmente não ficamos tão fortes como quando ganhamos. O restabelecimento vai ser rápido, a equipa sabe a qualidade que tem, o que deixou para trás. Os 12 jogos sem perder não aconteceram por acaso, mas sim pelo nosso trabalho e qualidade. Não é por perdermos um jogo que a qualidade vai desaparecer. Continuamos empenhados em fazer um bom campeonato, determinados em ganhar sempre o próximo jogo e ir atrás daquilo que mais queremos, que é conseguir um lugar que nos leve a uma competição europeia. Vamos trabalhar muito para isso.


Marcações: Vitória Sport Clube, Luís Castro

Imprimir Email