Luís Castro: "Queremos muito mais deste campeonato daquilo que estamos a ter até agora"



No seu registo habitual, sem rodeios e disponível para responder a todas as questões, Luís Castro protagonizou a conferência de imprensa de antevisão do jogo com Moreirense, que sexta-feira encerra a 1.ª volta da Liga.

O treinador do Vitória abordou diversos assuntos, desde o dérbi, passando pelas causas das últimas derrotas e ainda o mercado de Inverno.

Armas para contrariar o Moreirense: “É fundamental neste momento em que perdemos dois jogos percebermos que não perdemos o que temos connosco, uma alta e vontade imensas de conquistar vitórias. Neste momento em que não somos tão felizes, o que acontecer por culpa própria, há a tentação de olharmos para nós de forma desconfiada. É essencial retomarmos essa confiança e colocar rigor em todos os momentos para chagarmos à vitória. O Moreirense é um adversário competente, o Ivo Vieira tem feito um trabalho fantástico. O Moreirense está no 5.º lugar, um lugar muito procurado por nós porque estamos em 6.º e queremos sempre o lugar a seguir."

Moreirense rival direto para o resto da temporada: “Sim. A vida não se faz de estatutos mas pelo que fazemos no dia a dia. A prática diz-nos que o Moreirense está em 5.º lugar, na posição acima em que nos encontramos. Neste caso em concreto, neste momento o Moreirense é uma das grandes equipas do campeonato por aquilo que faz. O Moreirense merece muita atenção por tudo o que tem feito até hoje.”

O que espera no dérbi: “Duas equipas a quererem construir o jogo a partir de trás, equipas que têm sempre a baliza nos olhos. Infelizmente, não fizemos isso de forma eficaz nos últimos dois jogos. Vamos fazer tudo para ganhar o jogo, com muito trabalho e rigor. Vai ser um jogo forte de campeonato, entre duas boas equipas. Queremos muito mais deste campeonato daquilo que estamos a ter até agora e vamos à procura disso.”

Ciclo de três jogos em oito dias: “A confiança deve ganhar-se com o nosso trabalho, eliminando essa desconfiança estamos prontos para os próximos três jogos. Estamos muito mais prontos para o próximo jogo, que é o que está na nossa cabeça. Acho que em termos do desgaste físico, a preocupação maior estará no terceiro jogo. O primeiro e o segundo serão feitos bem, no terceiro já se pode pagar uma fatura elevada. As equipas gerem-se por eles próprias, as alterações vão fazer-se de forma natural, não é necessário o treinador meter-se. As contas, fazem-se todas no fim.”

Em paz depois do que se falou nos últimos dias: “Sou uma pessoa em paz, porque a minha paz advém da minha consciência. Tenho a consciência que no futebol se perder quatro ou cinco jogos seguidos tudo aquilo que tinha de bom comigo pode ficar em terra e terei de sair pelo meu próprio pé. Estou aqui a desenvolver o meu trabalho de forma ambiciosa, mas se as coisas correrem mal teremos de ir embora."

O que espera do mercado: “Espero entradas e saídas. O mercado é que vai ditar. Este mercado não devia existir, já que existe que fosse de cinco dias, já que não é temos de gerir ao longo de 30 dias. Já que temos de gerir, vamos fazê-lo da melhor forma. Temos de olhar para o mercado de forma atenta e tirar o máximo proveito, sabendo sempre que vamos sair a perder. A instabilidade que se vive nos planteis e nas estrutura nesta altura é uma enormidade. O que for importante para a instituição será feito, será sempre analisado."

Junior Tallo, quando vai aparecer: “Está com um processo disciplinar, enquanto não for finalizado esse processo disciplinar não é assunto.”


Marcações: Dérbi, Vitória Sport Clube, 1.ª Liga, Moreirense Futebol Clube, Luís Castro

Imprimir Email