Dados da Liga revelam que Vitória é o clube com maior aproveitamento de jogadores da equipa B



O Vitória é o clube que revela um maior aproveitamento directo de jogadores da equipa B para a formação principal. Os dados são revelados no estudo 'Reflexão sobre as equipas B no ciclo 2012-2018', apresentado pela Liga de Clubes.

De acordo com os números apresentados no relatório 'Plano B', no período de análise em estudo, que vai desde o arranque do actual formato das equipas B, em 2012, até ao final da temporada 21017/2018, o Vitória promoveu 23 jogadores da formação B à equipa principal, destacando-se da concorrência: Sporting (20), Sp. Braga (20), Benfica (16), Marítimo (15) e FC Porto (13).

A Liga destaca o sucesso evidenciado pelo clube, sublinhando que a política adoptada "veio reposicionar o Vitória como um clube formador e com resultados equilibrados nos últimos anos", acrescentando que este aproveitamento dos jogadores da equipa B pode estar relacionado "com a força regional do clube."

A Liga também revela dados sobre os valores gerados com as transferências dos atletas que passaram pelas formações B. Ao longo de seis anos, a SAD do Vitória já encaixou 18 milhões e 650 mil euros, mas neste patamar está mais longe dos rivais.

A equipa B do Vitória é também a que teve melhores assistências nos seus jogos em casa na época passada, com uma média de 1.591 adeptos, quase o triplo do valor registado pelo segundo clube neste ranking, o Benfica, que apresentou uma média de 594 adeptos por jogo. Segundo a Liga, esta diferença deve-se "ao facto de a equipa B utilizar o mesmo estádio da equipa principal, o qual se mostra devidamente enquadrado na cidade e com maior proximidade aos adeptos."


quinta, 17 janeiro 2019 10:15 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória B, Liga Portuguesa Futebol Profissional, Liga Portugal

Imprimir