Sala de Estudo da Academia do Vitória recebeu primeira vídeo-conferência nacional das UAARE



A Sala de Estudo da Academia do Vitória recebeu, esta quarta-feira à tarde, a primeira vídeo-conferência nacional das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), emitida para 16 Escolas UAARE do país.

A Academia do Vitória é a sede da zona Norte deste projecto, que tem como objectivo proporcionar aos atletas de alta competição condições para continuarem os seus estudos.

O vice-presidente do clube, Pedro Coelho Lima, lembrou que este projecto “tem três anos”. “O Vitória associou-se ao Ministério da Educação, à Escola Secundária Martins Sarmento e à Escola EB 2,3 João de Meira, para criar uma Sala Aprender +, que é uma extensão da sala que existe naquela escola. Somos o primeiro clube de Portugal a ter uma escola deste género, o que para nós é um orgulho muito grande. Sabemos que há mais clubes que procuram seguir o nosso caminho, o que significa que estamos no caminho correcto ao associar a vertente desportiva à educativa, no apoio ao ensino. Com isso, garantimos que os nossos atletas evoluem do ponto de vista desportivo, como também do ponto de vista educativo. Temos nos nossos quadros o João Afonso, que tem um Mestrado, o Tozé que frequenta o ensino universitário, e ainda sete atletas que são alunos universitários. Temos mais de 20 atletas nas modalidades que estão inscritos no programa UAARE.” Pedro Coelho Lima apontou os casos de João Resende e André Almeida, que “conseguem ter prémios de mérito escolar ao mesmo tempo que são bons atletas. Dão um bom exemplo do ponto de vista desportivo, mas também formativo.”

Presente na cerimónia, a vice-presidenta da Câmara Municipal, Adelina Paula Pinto, ressalvou que “este projecto mostra que as vertentes desportiva e educativa podem ser conciliadas.” “Procuramos que os jovens tenham acesso ao desporto e a serem excelentes no desporto, mas que não tenham de fazer opções ao proporcionar-lhes condições, em ritmos diferenciados, para continuar os seus estudos. Temos alunos excelentes, por isso temos de potenciar para que consigam desenvolver as duas actividades em paralelo. Esta é uma forma de diferenciação para os estudantes com actividades desportivas de alto rendimento.”

Na cerimónia que teve lugar esta tarde, e que juntou alunos e professores nas instalações do Vitória, foram atribuídos os títulos de embaixadores UAARE a Inês Henriques, Nuno Delgado e Tarantini. O jogador do Rio Ave esteve presente na Sala de Estudo Vitória, enquanto embaixador da Zona Norte.


quarta, 23 janeiro 2019 15:37 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Escola Secundária Martins Sarmento, Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola, Pedro Coelho Lima

Imprimir