Luís Castro: "A baliza do FC Porto estará sempre nos nossos olhos"



O treinador do Vitória quer repetir o triunfo da 1.ª volta sobre o FC Porto, colocando um ponto final na longa série sem derrotas do adversário de domingo.
Esta sexta-feira, em conferência de imprensa, Luís Castro abordou o encontro com os portistas sem esconder o jogo.

Como travar série de 24 jogos sem derrotas do FC Porto: “É difícil, difícil, mas com muita ambição. Sabemos que o FC Porto é uma das grandes equipas do momento, sabemos que fez um percurso imaculado na Champions, que está em primeiro destacado mo campeonato. Isso está associado a uma equipa muita forte. Em todos os momentos do jogo apresenta muito eficácia, sendo a equipa menos batida e muito concretizadora. Como poderemos ter sucesso? Olhando para nós e tentando fazer evoluir o nosso momento ofensivo a sermos eficazes, defendendo igualmente com eficácia. Vamos ter de estar num dia muito bom, como já estivemos ao longo do campeonato, para conseguir um bom resultado, que é o nosso objectivo.”

Como repetir o resultado da 1.ª volta: “Muitas vezes o jogo foge ao que perspectivamos, é difícil estar a dizer o que podemos fazer porque o trabalho pode levar-os para tarefas que não desenhamos neste momento. Agora, há coisas que são padrão no FC Porto, o ataque à profundidade nas costas da linha defensiva é algo feito de forma constante, não precisam de muito espaço para o fazer. A pressão à perda de bola é algo que também é muito eficaz, os esquemas tácticos têm de ser cumpridos à regra. Temos de estar num dia bom para parar esse poderia do FC Porto. Os cruzamentos que saem dos corredores também têm de ser evitados, porque os laterais servem muito bem. Ofensivamente, temos de explorar o interior da equipa do FC Porto e ter uma grande variabilidade do jogo, temos de provocar uma grande variabilidade para entrarmos no bloco defensivo do FC Porto. Tanta coisa pode acontecer ao longo do jogo, temos de estar preparados para isso."

Vitória à sua imagem, com futebol positivo: “O que é isso de futebol positivo? Futebol positivo é termos eficácia naquilo que fazemos, posso defender e estar a praticar um futebol positivo. Futebol positivo é encarado como uma equipa a atacar, mas de que forma, a desequilibrar-se? Vamos querer atacar sempre equilibrados, não nos podemos desequilibrar defensivamente. O que pretendemos do jogo para conquistar pontos? Temos de fazer o que fazemos em todos os jogos, é impossível jogar de forma diferente da que treinamos. Se defendermos a nossa ideia de jogo em qualquer momento do treino, é impossível colocar uma equipa atrás, que não saia para o ataque, esperando que se esgotem os 90 minutos. A baliza do FC Porto estará sempre nos nossos olhos e no nosso pensamento. O jogo é atacar uma baliza e defender a nossa e vive-versa. O adversário é extremamente forte em todos os momentos de jogo e neste momento é a equipa que demonstra ser a mais forte do campeonato, pela posição que ocupa e pela trajectória na Champions.”

Quais são as diferenças de Vitória e FC Porto comparativamente com a 1.ª volta: “Na altura foi a 3.ª jornada do campeonato. O Vitória, com nove jogadores inseridos no 11 não era a equipa tão coordenada que é hoje, embora tenhamos ganho o jogo. O FC Porto será hoje também uma equipa mais coordenada. São duas equipas diferentes com jogadores iguais."


Marcações: Vitória Sport Clube, 1.ª Liga, FC Porto, Luís Castro

Imprimir Email