Luís Castro: "A nossa ambição é decisiva para a conquista dos três pontos"



O treinador do Vitória, Luís Castro, esteve esta sexta-feira na sala de imprensa da Academia vitoriana para fazer a antevisão do jogo com o Sp. Braga, que se realiza amanhã, pelas 18 horas.

Jogo com o Sp. Braga: “É um jogo com um contexto difícil e a equipa tem de estar ao seu melhor nível, tem que defender bem, como tem sido padrão, e atacar sem deixar de estar equilibrada em todos os momentos. Muitas vezes pensa-se no momento ofensivo como um momento em que todos têm de estar a atacar, sem pensar na transição do adversário. Os jogadores têm a missão de equilibrar a equipa, têm de estar muito focados, anular os espaços por ponde o Sp. Braga procura fazer as suas transições. A nível ofensivo queremos explorar os espaços que a equipa adversária costuma proporcionar."

O jogo vale mais do que três pontos? Os 13 pontos que separam as duas equipas espelham a realidade?: “Quando vamos a jogo nunca vamos a pensar em diferenças, só naquilo que vale o próximo jogo. Para nós o jogo vale três pontos. Dizer que não é um contexto especial num dérbi é fugir à questão, o dérbi é sempre um jogo especial. Mas, não vale mais do que três pontos, mas sim o afirmar da nossa equipa ao longo do campeonato. Queremos fazer um jogo competente, na perseguição de um objectivo claro que temos desde o início da época."

O Vitória da segunda parte do jogo com o Marítimo estará mais próximo de ter sucesso em Braga?: “Foi uma boa segunda parte, dedicada, com muita ambição,em que criamos situações de golo. Quando uma equipa não deixa criar e cria várias situações de golo está sempre mais perto do sucesso. Procuraremos ser essa equipa, sabendo que a nossa ambição é decisiva para a conquista dos três pontos. A questão mental é fundamental e sinto a equipa muito animada, muito pronta para o jogo."

Espera jogo aberto ou mais cauteloso?: “Aberto, as duas equipas a querer ganhar o jogo."

Como sentiu Welthon depois do momento de catarse: “O Welthon veio de um período difícil por lesão prolongada, trabalhou muito para atingir níveis que o pudessem levar a jogo com sucesso. Senti-o sempre muito animado com o trabalho, quando teve oportunidade mostrou eficácia. Ao mostrar eficácia os jogadores ficam ainda mais alegres, está muito pronto para o jogo."

André André está disponível?: “Está disponível para jogo.”

Diferenças de rendimento dos jogos em casa e fora: “Gostávamos de ter muitos mais pontos fora do que aqueles que temos e gostaríamos mesmo de ter mais pontos em casa. Todas as semanas corremos atrás dos melhores resultados e prestações. Essa diferençar é padrão no futebol, acontece de forma transversal no futebol mundial. Estamos inseridos nesse padrão, mas trabalhamos muito para conseguirmos mais pontos fora. Temos de procurar ser imunes a tudo aquilo que envolve o jogo, focar-nos muito mais em nós do que aquilo que se passa `à nossa volta. Para isso, é preciso ter uma mentalidade forte. Falta-nps estyabilizar os resultados fora para conseguirmos ainda um melhor campeonato. É isso que vamos tentar continuar a fazer. Estamos numa série em que em seis jogos perdemos uma vez, ganharmos três e empatamos duas. Senti isto na primeira volta, quando estivemos muitos jogos sem perder, estou a sentir que a equipa está novamente nesse período."

Vitória tem uma das melhores defesas do campeonato: “Isso deixa-me orgulhoso porque todos os treinadores do mundo procuram muito isso, ter a equipa equilibrada defensivamente, se por um lado estou muito orgulhoso com o momento defensivo da equipa, gostaria que a produção ofensiva fosse mais forte e eficaz. É possível marcar mais golos, não sofrendo também. As melhores equipas do mundo são as que conseguem fazer isso. Eu sei que é isso que deixa os nossos adeptos alegres e trabalharam todos os dias para os ver ainda mais felizes."

Vai manter a aposta em Miguel Silva?: “Vamos manter a aposta se tudo correr normalmente até ao jogo. Tenho três grandes guarda-redes, o Miguel Oliveira também é um miúdo de grandes qualidades. O Miguel Silva e o Douglas são dois guarda-.redes que estão muito prontos. Não vou dizer que é um crime ter um de fora o ano todo, mas devemos olhar para ele de forma atenta. Quer o Miguel, quer o Douglas sabiam que em determinado momento ia haver troca na baliza, foi-lhes dito que a qualquer momento do campeonato eu o faria. Já o fiz na época passada no Chaves, com o António Filipe e o Ricardo quando fiz troca por opção. Faço sempre isso por respeito a todos quantos trabalham e o Miguel e o Douglas trabalham muito. A minha obrigação é dar-lhes tempo de jogo pela honestidade e trabalho no dia a dia."


Marcações: Sp. Braga, dérbie, Vitória Sport Clube, 1.ª Liga, Luís Castro

Imprimir Email