Empresa vimaranense pretende construir kartódromo em Selho S. Jorge



Uma empresa vimaranense, com sede em Silvares, pretende construir um kartódromo num terreno situado na Quinta do Carvalho, na freguesia de Selho S. Jorge, mas o Executivo Municipal entende que só deve dar luz verde à sua concretização depois da realização de um estudo de impacte ambiental.

A empresa ZMG-Unipessoal, Lda, solicitou à Câmara Municipal de Guimarães a emissão de uma certidão para o reconhecimento do interesse público do projecto. Documento que a Edilidade não apresentou, tendo, no entanto, sido notificada a fazê-lo depois de um despacho favorável à empresa emitido pelo Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga.

Em consequência dessa decisão, num despacho do presidente da Câmara Municipal, datado de 28 de Fevereiro, é reconhecido, a título provisório, o interesse público do Empreendimento Turístico e Desportivo – Kartódromo Internacional de Guimarães, decisão que ficou sujeita a ratificação pela Câmara e pela Assembleia Municipais. A Edilidade alerta, no entanto, que “a respetiva construção carece de uma prévia avaliação dos impactes prováveis que a realização do projeto pode ter no ambiente”, uma vez que, alega, “um kartódromo tem necessariamente impacto ambiental, sobretudo ao nível da qualidade do ar, do ruído, da impermeabilização do solo e da integração na paisagem,”

Na proposta que será levada a votação na reunião do Executivo Municipal, pode ler-se que a Câmara defende o “não reconhecimento do interesse público do Empreendimento Turístico e Desportivo – Kartódromo Internacional de Guimarães”, por entender que “esse reconhecimento apenas poderá ocorrer após completa instrução do processo em curso, nomeadamente com a apresentação de um estudo de impacto ambiental e das eventuais medidas corretivas que se mostrem necessárias.”


Marcações: kartódromo

Imprimir Email