VÍDEO: Guimarães vai ser capital do desporto universitário

Guimarães vai ser capital do desporto universitário. Uma vez mais, Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e Universidade do Minho (UMinho) organizam o maior evento do desporto universitário nacional (a última vez foi em 2015), para o qual se espera a participação de mais de 2500 estudantes-atletas e mais de 150 voluntários.

A competição terá lugar entre os dias 29 de Abril a 10 de Maio na Cidade-Berço.

Trata-se da terceira vez que Academia minhota organiza as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários. "São eventos que se tem desenvolvido e é realmente a festa do desporto universitário. É um desafio acolher milhares de pessoas, com o objectivo de ser melhor campeonato de sempre", afirmou o presidente do comité organizador e presidente da Associação Académica da Universidade do Minho, Nuno Reis. O responsável assumiu que a AAUM tem a "experiência necessária" para a organização deste evento, o que acarreta "uma responsabilidade acrescida".

Na apresentação oficial que decorreu no Instituto de Design, no Campus de Couros, o destaque foi para a apresentação do Plano de Sustentabilidade do evento, reforçando o mote da organização. Este é um evento desportivo que quer ter uma "pegada ecológica virtualmente zero", alinhada com a estratégia com o município de Guimarães.

Na sua intervenção, o Vereador do Desporto, Ricardo Costa, deixou ainda um apelo à Academia minhota: "A Universidade do Minho deve trazer um curso de desporto para Guimarães. Estamos numa cidade com um contexto fantástico e porque não criar um curso superior de desporto ligado à sustentabilidade ou gestão", questionou.

Durante duas semanas, oito modalidades vão competir e apurar os campeões nacionais universitários da época 2018/2019, que garantem assim um lugar nos campeonatos europeus universitários de cada modalidade.

A Comissão Organizadora Local é liderada pela AAUM e pela UMinho, que também vão organizar o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, em Julho.

terça, 19 março 2019 18:05 em Desporto

Marcações: Universidade do Minho, Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários

Imprimir