Alex Costa: "Quem está no Vitória tem de saber reagir"



De semblante fechado, Alex Costa assumiu que a derrota diante do Penafiel por 5-4, depois do Vitória B estar a vencer por 4-1, “foi um dia extremamente duro para nós. Existem explicações, vamos analisar o que correu menos bem. Depois de criarmos um conforto no resultado a equipa não soube gerir, não teve capacidade para sofrer. Esteve organizada no campo, mas perdeu imensos duelos. Depois do 4-2 sentia-se que o Penafiel ia criar perito pela instabilidade emocional da nossa equipa. Os jogadores estavam com medo do jogo, o adversário agigantou-se, empurrou-nos e deu a volta ao marcador em lances evitáveis. Era importante ter capacidade para sofrer, manter a nossa baliza inviolável, mas isso não aconteceu. É um momento duro que irá servir de aprendizado para todos.”

“Temos de seguir em frente para as seis finais, porque nada está perdido. É uma obrigação, quem está no Vitória tem de reagir. Se alguém não tiver essa capacidade está a dar os primeiros passos para dizer que não está preparado para estar nesta casa. Foi um resultado duro, com certeza que não vamos dormir, mas temos de reagir. Temos de lidar com a pressão, esta pressão vai fazer-nos crescer. Enquanto atleta passei por momentos destes, enquanto treinador sabia que os ia passar. São estes momentos que nos fortalecem, nos fazem crescer. Amanhã serei o primeiro a estar no complexo a analisar o que tenho de analisar e a estar com a cabeça bem erguida para preparar o próximo jogo”, acrescentou o treinador.

Por seu turno, o vimaranense Armando Evangelista, treinador do Penafiel, disse que foi “um jogo que mexeu em termos emocionais com toda a gente. Nestes 90 minutos tive vontade de bater nos jofadores e depois de lhes dar beijos. Em termos de emoção foi uma coisa que se vê poucos dias. Só com grande espírito colectivo se pode conseguir esta reacção. Houve muita riqueza no que concerne a mudanças tácticas. As alterações que levamos a cabo tiveram o efeito desejado. A interpretação foi magnífica, os executantes estiveram à altura do jogo, ainda que a espaços tivesse vontade de lhes bater. No final, fiquei feliz por os abraçar. Este foi o resultado que viemos procurar. Pelos 60 minutos que fizemos, acabamos por merecer."


Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória B, Penafiel, Alex Costa, Armando Evangelista

Imprimir Email