Mário Ferreira: "Se for o melhor para o Vitória a entrada ou saída de pessoas, isso tem de ser encaminhado”



O accionista maioritário da SAD do Vitória, Mário Ferreira, pede mudanças na estrutura directiva. O empresário radicado na África do Sul estará em Guimarães em Maio, tudo indica entre os dias 8 e 9, para discutir com Júlio Mendes o futuro da SAD vitoriana. Na mesma altura, também pretende preparar a Assembleia Geral eleitoral da SAD, em que apenas os accionistas têm direito a voto, que em breve terá de ser convocada uma vez que o mandato de Júlio Mendes está a chegar ao fim.
Em entrevista ao Grupo Santiago, Mário Ferreira defendeu a ideia de que a actual estrutura da SAD deve sofrer alterações. No seu entender, a gestão do futebol deve ser mais profissional.

Na sua opinião, o que é necessário fazer para alterar o rumo desportivo do Vitória?: “Obviamente, alguma coisa tem de ser feita. Depois de duas épocas com menos sucesso, obviamente tem de ser feita alguma coisa. Em qualquer empresa ou qualquer estrutura, se as coisas não estão a correr bem, neste caso do ponto de vista desportivo, temos de mudar.”

E o que deve ser mudado?: “Temos de olhar para a estrutura. Há muito tempo que acho que o futebol deve ser gerido por pessoas profissionais, ligadas ao futebol. O futebol não deve ser dirigido por pessoas que não são formadas nesse capítulo. Acho que temos de ter uma estrutura mais profissional.”

Isso implica entrada, mas também a saída de dirigentes da SAD?: “Em qualquer estrutura tem de haver mudança. Se for o melhor para o Vitória a entrada ou saída de pessoas, isso tem de ser encaminhado.”

O mandato da Administração da SAD está a chegar ao fim. Que passos vão ser dados?: “Os accionistas é que têm de decidir o que querem para o futuro do Vitória. O clube tem uma posição importante, é um accionista de peso."

Qual será a sua posição como accionista maioritário?: “Não é tema para agora. Seria muito injusto para o Presidente. Já disse que temos de encontrar outra maneira de dirigir a SAD. Já há um ano que disse que quem quiser colocar dinheiro numa SAD quer ter uma posição de decisão. Olho para o modelo inglês, um futebol que sigo na Europa, e admiro o que fazem. Tem de haver uma mudança na Administração na forma como o futebol é encarado. É a minha opinião, não quer dizer que esteja certa. Seria muito injusto para o Presidente actual estar a colocar essa pressão. Não me quero meter em guerras do clube. Sou accionista, no clube sou um sócio. Não quero que me utilizem, seja quem fora, para se fortalecerem. Há mais de um ano que digo que qualquer accionista que pretenda colocar dinheiro quer proteger o investimento. Tem de haver uma Administração profissional que proteja o futebol. Mais do que isso, será discutido na Assembleia da SAD. Não é preciso ser muito inteligente para ver que as coisas não estão a correr bem do ponto de vista desportivo, não estamos a falar da questão financeira. Isso vamos conversar depois da Assembleia Geral da SAD.”

Houve mais alguma tentativa de comprarem a sua posição maioritária na Administração da SAD?: “Farei de tudo para o bem do Vitória. Se tiver que sair, saio. Se tiver que investir dinheiro, já deixei claro que a estrutura da SAD tem de mudar e dar mais poder ao accionista. O accionista é que tem de gerir o futebol. Não vou ser eu a gerir o futebol, tem de ser uma estrutura profissional. Se alguém quiser comprar as minhas acções sem pedir mais poder ao clube e se for par o bem do clube eu vendo. Mas não acho que um accionista vai entrar no clube e investir rios de dinheiro sem poder decidir A ou B. Se for para o bem do clube, eu saio. Se for para o bem do clube, eu fico. Se vão mudar a estrutura para aceitar outro accionista, então também gostaria de fazer parte porque estive aqui quando o Vitória precisou. Se a minha saída vai beneficiar o clube, eu saio. Comecei sportinguista, mas hoje sou vitoriano. Gosto mesmo do Vitória, adoro o clube, mas não quero ser um entrave. Se me disserem que se seu sair amanhã, o Vitória vai ser campeão, então eu saio.”

Em termos desportivos, como analisa a época?: “Qualquer vitoriano concorda com a ideia de que a época não tem corrido bem, não tem sido um sucesso. Pela primeira vez ficamos pelo caminho na primeira eliminatória da Taça da Liga, na Taça de Portugal também não fomos muito longe e o campeonato não está a ser consistente. Fizemos dois ou três bons jogos, de resto tem sido muita posse de bola e poucos resultados. Não podemos estar alegres com esta época, depois de no ano passado também ter sido fraca. Os adeptos do Vitória têm sido fantásticos, o estádio tem estado cheio, e têm dado um apoio incondicional. Os vitorianos só têm manifestado desagrado nos últimos jogos porque, se calhar, temos o Moreirense à nossa frente e a equipa não está a jogar bem. Estamos muito distantes do 4.º lugar, o 5.º talvez não vem. O 5.º lugar deveria ser o mínimo para nós. Não vou dizer que devíamos competir com o Sporting, Benfica e FC Porto, ou até com o Sp. Braga, mas o 5.º devia ser o mínimo com o orçamento que fizemos.”

O investimento feito este ano devia ter outro tipo de resultados?: “Como accionistas só depois vamos ver os números do que foi feito. Pelos números que foram apresentados na última Assembleia, vê-se que têm subido ano a ano e esta época terão voltado a subir. Se me perguntar se deviam dar outro resultado, acho que deviam, mas não estou por dentro da Administração. Os grandes clubes não podem mudar tantas vezes de treinador, como aconteceu após a saída do Rui Vitória.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Mário Ferreira, Vitória Sport Clube, Futebol SAD

Imprimir Email