Protesto em Lordelo dos trabalhadores da J.Martins Pereira

Os 170 trabalhadores da empresa J. Martins Pereira de Lordelo, cortaram esta quinta-feira ao trânsito a estrada nacional Guimarães - Santo Tirso. Foi uma acção de protesto levada a cabo no final de um plenário em que foi analisada a situação da empresa cuja laboração foi suspensa no passado dia 16 depois da EDP ter cortado o fornecimento de energia por causa de uma dívida de 15 mil contos.
A empresa J. Martins Pereira viu viabilizado pelos credores em Novembro do ano passado um projecto para a sua reestruturação. Um mês depois, a Turcofil adquiriu a empresa só com activos. Semanas depois invocou razões de reserva de propriedade para denunciar o acordo de compra. Mas Francisco Vieira, do Sindicato Têxtil do Minho considera haverá outras razões que podem explicar esta situação, nomeadamente "a nova compra da empresa por valores mais baixos".
É neste impasse que vivem os trabalhadores ameaçados pelo desemprego
msa cientes de que a empresa J. Martins Pereira tinha todas as condições para estar no mercado.
"Esta empresa tem produto e tem mercado", salienta o sindicalista que lembra que o comprador de uma unidade industrial foi obrigado pelo Tribunal a cumprir os termos de um negócio que pretendia denunciar.
O futuro da empresa J. Martins Pereira pode, entretanto, ser decidido no dia 17 de Maio quando reunir a assembleia de credores. Nessa reunião admite-se que o gestor judicial deverá apresentar uma proposta que permita ultrapassar o diferendo, mas o Sindicato não exclui o cenário da falência.

Marcações: Economia

Imprimir Email