As contas do fim-de-semana: Da Liga Europa aos Distritais, muitas decisões em cima da mesa



O fim-de-semana desportivo poderá ser fértil em decisões para os clubes vimaranenses. Desde a 1.ª Liga aos campeonatos distritais, várias equipas podem ter o seu futuro resolvido.

1.ª LIGA:
O Vitória pode garantir o 6.º lugar e o consequente apuramento para a Liga Europa, uma vez que o Moreirense, 5.º classificado, não efectivou a inscrição para disputar as competições europeias. Para isso, terá de pontuar diante do Nacional e esperar que o Belenenses (7.º, com 40 pontos) e o Rio Ave (8.º, com 39), percam os seus jogos. Se estes dois clubes empatarem os seus encontros, o Vitória efectiva o 6.º lugar se derrotar o Nacional.

O Moreirense pode fechar as contas do 5.º lugar. Com mais quatro pontos que o Vitória, os 'cónegos' asseguram a posição se vencerem o Rio Ave, esta sexta-feira à noite, e a equipa de Luís Castro perder com o Nacional.

2.ª LIGA:
A três jornadas do final da temporada, o Vitória B está quase condenado à despromoção ao Campeonato de Portugal. Com apenas nove pontos em disputa, o Vitória B encontra-se a oito do primeiro clube acima da linha de água, o Farense. No pior dos cenários, o Vitória B pode entrar em campo, segunda-feira, diante do Sp. Braga B, já despromovido ao Campeonato de Portugal.

CAMPEONATO DE PORTUGAL:
No domingo, o Torcatense está obrigado a vencer o Merelinense, na 33.ª e penúltima jornada, para evitar a descida. Em caso de derrota, fora de portas, acompanha o Taipas na despromoção aos distritais da Associação de Futebol de Braga. O empate pode não ditar a descida no imediato, se Oliveirense e Maria da Fonte não pontuarem nos seus jogos, uma vez que o Torcatense vence no confronto directo o clube da Póvoa de Lanhoso e também tem vantagem nas contas a três.

PRÓ NACIONAL ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGA:
Basta um empate diante do Brito, na 32.ª jornada, para o Berço sagrar-se campeão do Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga e garantir a subida ao Campeonato de Portugal. A três jornadas do final do campeonato, o clube vimaranense tem a subida nas mãos, uma vez que só precisa de mais um ponto. E até pode perder todos os jogos, se o Prado, 2.º classificado, não somar os nove pontos ou anular a desvantagem de 16 golos que tem nesta altura no goal-average.

DIVISÃO DE HONRA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGA:
O Serzedelo pode festejar já na próxima jornada, a penúltima da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Braga, a subida ao campeonato Pró Nacional. Com 60 pontos, o Serzedelo tem quatro de vantagem sobre o 2.º classificado, o Celoricense, que recebe na tarde do próximo domingo. Por isso, um empate é suficiente para a equipa de Fernando Fontão consumar o regresso ao Pró Nacional.

No fundo da tabela, a luta entre Sandinenses e Santiago/Mascotelos está acesa. O clube de S. Martinho de Sande é o primeiro acima da linha de água, com mais três pontos. Com vantagem no confronto directo, o Sandinenses festeja a permanência se vencer o Amigos de Urgeses. Se o Santiago/Mascotelos perder na recepção ao Pica, desce automaticamente.

1.ª DIVISÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE BRAGA:
O Unidos Aldão/Cano ainda aspira a terminar a série D no 2.º lugar, que pode valer a subida de divisão. A tarefa não é fácil, uma vez que na última jornada tem de vencer o campeão Polvoreira, fora de portas, e esperar que o Silvares perca em casa com o Fareja.

2.ª DIVISÃO JUNIORES:
O Taipas tem um jogo fulcral na luta pela permanência, diante do Moreirense. Uma derrota na 12.ª jornada, a antepenúltima, pode ditar o caminho para a despromoção, até porque o 5.º lugar, ocupado pelo Merelinense, que tem mais um ponto, até pode não ser suficiente para evitar a descida.

2.ª DIVISÃO FUTSAL:
O Candoso, líder da fase de subida da Zona Norte, disputa a 8.ª e antepenúltima jornada. Um triunfo na casa do Nun'Álvares permite segurar o 1.º lugar e dar um passo decisivo para a subida de divisão.

BASQUETEBOL:
O Vitória está obrigado a vencer o Galitos e o Illiabum nas duas últimas jornadas do Grupo B da Liga Portuguesa de Basquetebol para garantir o acesso ao play-off. Na reta final, a equipa orientada por Fernando Sá encontra-se a três pontos do segundo classificado, o Illiabum. Por isso, a dupla jornada que começa esta noite, com o jogo na casa do Galitos, será determinante para as aspirações vitorianas.


sexta, 03 maio 2019 10:22 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Vitória B, Moreirense Futebol Clube, Torcatense, Sandinenses, Berço SC, Santiago/Mascotelos, CCR Candoso, GD Serzedelo

Imprimir