Cybercentro realiza documentário sobre 25 de Abril

O Cybercentro de Guimarães está a produzir um documentário sobre a Revolução dos Cravos na cidade de Guimarães, no âmbito do 30.º aniversário do 25 de Abril de 1974. A produção, que decorreu durante o mês de Março, está já concluída e nela são relatados episódios locais inéditos e recolhidos testemunhos vivos em resultado de um trabalho de investigação desencadeado pelo Cybercentro. O documentário, que tem exactamente 50 minutos de duração, será editado para o mercado nos formatos DVD e Vídeo no dia 23 de Abril, pelas 21:45, aquando da estreia pública no Largo Cónego José Maria Gomes, iniciativa integrada no programa de comemorações da
autarquia. O filme será exibido, a título simbólico, na fachada do edifício do Município, estando reservada na oportunidade uma surpresa, também simbólica, por parte da Câmara Municipal de Guimarães.
Além de depoimentos e fotos históricas, serão observadas no documentário imagens inéditas das manifestações que ocorreram em Guimarães há precisamente 30 anos, num registo cedido pelo vimaranense José Mendes Ribeiro, facto que contribui indubitavelmente para o enriquecimento do trabalho.
Recorde-se que este é já o sexto documentário produzido pelo Cybercentro de Guimarães num espaço de um ano, sendo que se trata, todavia, do primeiro registo a ser lançado no circuito comercial para venda ao público. Em Junho de 2003, com vista ao mercado privado,
o Cybercentro realizou um documentário de natureza infanto-juvenil denominado "Crescer a Brincar", seguindo-se um vídeo de apresentação da empresa "Staples Office Centre" e outro referente à Prevenção Rodoviária em Guimarães. Mais tarde, havia de produzir o filme "Percursos de Inclusão" e em Dezembro o documentário "Um dia na AIREV", salientando-se o facto destes dois últimos terem sido de natureza fundamentalmente social.

Marcações: Cultura

Imprimir Email