ELEIÇÕES VITÓRIA | Miguel Pinto Lisboa: "Criar bases para que o Vitória possa estar novamente nos primeiros quatro classificados"



O candidato da Lista B à presidência do Vitória, Miguel Pinto Lisboa, revelou que o seu plano financeiro prevê a compra das acções da SAD por parte do clube, se os accionistas não quiserem aumentar o seu investimento.

Depois da apresentação da sua candidatura, na Alameda de São Dâmaso, Miguel Pinto Lisboa inaugurou a sede de campanha, no início da Avenida D. Afonso Henriques. Foi nesse local que explicou algumas das bases do seu programa eleitoral. “Os sócios do Vitória que votarem na Lista B têm a garantia de que terão uma liderança firme e independente no Vitória. Pretendemos que o Vitória seja dono do seu destino em todas as situações. Não abdicaremos nunca ao direito ao veto. Se os nossos accionistas não nos acompanharem no investimento no clube, temos soluções de investimento financeiro para readquirir as acções da SAD para o Vitória”, disse, acrescentando logo depois: “Já tive reuniões com o senhor Mário Ferreira, ele mostrou disponibilidade para investir no Vitória, nós queremos acreditar que sim. Merece todo o nosso respeito porque no momento em que o Vitória precisou ele esteve presente. Não foi ele que veio cá bater à porta, fomos nós que o fomos chamar. Estamos aqui para respeitar, sendo certo que se ele não estiver de acordo com o nosso plano de desenvolvimento do modelo da SAD, temos soluções financeiras que permitirão ao Vitória readquirir a totalidade das posição da SAD e depois os nossos associados decidirão em Assembleia Geral o que devem fazer.”

Do ponto de vista desportivo, Miguel Pinto Lisboa pretende “ter uma sustentabilidade económico-financeira que permita ao Vitória manter a estabilidade. Não podemos continuar a ter épocas iô-iô, devemos ter uma estabilidade classificativa, fazer com que cresça a nossa estrutura, criar as bases para que o Vitória possa no futuro estar novamente nos primeiros quatro classificados do futebol nacional. Nunca deixamos de ser o quarto clube nacional, mas, de facto, não temos sido constantes no futebol profissional.”

Questionado sobre se o Vitória tem condições, neste momento, para ocupar um lugar acima do 5.º posto na classificação da 1.ª Liga, Miguel Pinto Lisboa foi categórico na resposta: “Neste momento obviamente e claramente que não tem. Por isso é que dizemos que temos de criar as estruturas que permitam de forma recorrente estarmos nos quatro primeiros classificados. Seria fácil dizermos que vamos investir mais 10 ou 20 milhões no futebol e para o ano éramos quartos classificados. E o que é que isso adiantava para o Vitória? Iríamos criar um buraco financeiro, enquanto o nosso objectivo passa por estruturar o Vitória para o futuro para de forma recorrente estarmos nos primeiros quatro classificados.” “Gostaria de ver o Vitória nos quarto primeiros lugares do futebol nacional. Mas, o Vitória não é só futebol, temos as nossas modalidades e queremos direcionar uma forte aposta para as modalidades para devolver à sociedade muito do que ela nos dá. Em Guimarães vive-se muito o sentimento do que é ser Vitória”, disse.

Sobre a contratação de Ivo Vieira para o lugar que era desempenhado por Luís Castro, Miguel Pinto Lisboa afirmou: “Ivo Vieira é o treinador do Vitória Sport Clube, SAD. Como tal, respeitamos o seu trabalho. A actual Administração tem toda a legitimidade para desenvolver os actos necessários para garantir a estabilidade financeira e desportiva. Não nos podemos esquecer que estamos em período eleitoral, mas as eleições são a 20 de Julho e o primeiro jogo oficial no dia 25. Temos de imediato seis jogos que podem definir a época desportiva, portanto espero que esta Administração tome as medidas necessárias para que o Vitória tenha sucesso.”

Descrevendo-se como “uma pessoa disponível, com vontade de trabalhar, um gestor profissional que pode trazer ao Vitória um rumo mais virado para o futuro”, o candidato da Lista B notou que “tive alguma experiência no futebol, mais na área da negociação de contratos de jogadores. A minha área de actividade é a banca privada, nesse âmbito acompanhei alguns jogadores profissionais de futebol, em determinados momentos tive de os ajudar na realização dos contratos com os clubes. A minha experiência no futebol tem a ver com a área negocial.”

Miguel Pinto Lisboa abordou ainda a concorrência de António Miguel Cardoso e Daniel Rodrigues, antecipando “uma luta renhida pela Direcção do Vitória. Respeito todos os nossos adversários, porque somos todos vitorianos. Espero que no fim vença o Vitória e que seja eu o vencedor.”


Marcações: Vitória Sport Clube, eleições Vitória, Miguel Pinto Lisboa, Lista B

Imprimir Email