Espanhol Martín Duque Jesús venceu Guimarães Chess Open 2019



O espanhol Martín Duque Jesús, atleta da AA Coimbra FM, foi o grande vencedor do Guimarães Chess Open 2019, arrecadando o prémio de 3.000 euros. Em 7 pontos possíveis, o espanhol conseguiu 6.5 pontos. O melhor português foi José Veiga, atleta da Escola de Xadrez do Porto, com 5.5 pontos.

A prova decorreu entre 28 de Agosto e 1 de Setembro, com uma interessante disputa. O Torneio Internacional de Xadrez de Guimarães contou com 227 atletas, provenientes de 16 países e foi diretor de prova António Silva. Eduardo Lopez Rodriguez, de nacionalidade espanhola, foi o árbitro principal.

O Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, marcou presença na cerimónia final onde destacou a capacidade de “envolver as instituições na organização de eventos de maior dimensão”. Este torneio foi organizado pelos clubes de xadrez federado do concelho de Guimarães como CX Afonsino, CX J. Meira, Fórum de Airão e Amigos de Urgeses, com o apoio do Município de Guimarães.

Ricardo Costa vincou a aposta alargada nas modalidades “permitindo aos jovens vimaranenses uma maior opção de escolha, desde que os clubes ou associações apresentem as condições necessárias para a prática das respetivas modalidades”. Por outro lado, “este evento permitiu a troca de experiências entre atletas e dirigentes, sendo ainda uma oportunidade para a promoção de Guimarães dado a presença de várias pessoas de outros países como Coreia ou Estados Unidos”, assinalou.


segunda, 02 setembro 2019 14:22 em Desporto

Marcações: Xadrez, Guimarães Chess Open 2019

Imprimir