Ivo Vieira: "A pressão é zero, a responsabilidade é muita porque queremos ganhar e ser competitivos"



Ivo Vieira não se furtou a qualquer questão. Na antevisão do jogo com o Rio Ave, em atraso da 1.ª ronda da Liga, o treinador do Vitória falou sobre a deslocação a Vila do Conde, mas também sobre as muitas baixas no plantel.

Preparação para o jogo com o Rio Ave com muitas baixas: “É uma realidade o número de baixas por variadas razões, mas o jogo foi preparado de forma natural, obviamente com esses condicionalismos todos. Acreditamos e trabalhamos em prol daquilo que perseguimos, resultados no campeonato. Independentemente daqueles que estarão em campo, vamos estar focados em campo. Muitos deles deram uma resposta positiva quando foram chamados à equipa. Acreditamos que vamos fazer um bom resultado, vamos lutar por isso.”

Plantel reduzido a metade com vários impedimentos. É possível para o treinador passar por cima de tudo isto?: “É possível ser muito realista e acreditar muito no que fazemos. As ausências levam a que possa haver alguma alteração para a preparação do jogo, mas nunca vai tirar aquilo em que acreditamos da ideia de jogo. Os que vão jogar estão prontos e motivados para dar uma resposta à altura. São atletas que podem ganhar o seu espaço neste jogo. O seu contributo poderá levá-los a ganhar espaço na equipa. Não me agarro ao estatuto, nome ou idade dos jogadores. Estes são os disponíveis, aqueles em que acredito, os melhores que tenho neste momento. Vou para a luta com eles. É uma tarefa difícil, não é um processo normal de conduzir. Seria mais fácil lamentar-me disto tudo, mas não o falo porque acredito que não é assim que vou crescer. Vou agarrar-me aos que vão para o jogo e lutar por um resultado positivo.”

O que espera do jogo com o Rio Ave: “Por natureza iremos encontrar dificuldades no jogo, porque procuramos um resultado positivo. O número de baixas de um lado e do outro pouco importa. Acredito que possamos fazer um jogo bom, de qualidade, intenso, com consciência que o Rio Ave vai criar-nos dificuldades pela qualidade da sua equipa. Mas, acredito muito nos meus jogadores e por isso vamos para a luta à procura de ganhar.”

A que se deve a alternância de guarda-redes: “Deve-se apenas às minhas decisões. Procuro que os meus jogadores estejam o mais competitivos possível todos os dias. Não tem a ver com erros, mas sim com o que sinto que é melhor para a equipa no momento. As minhas decisões são em função do comportamento de cada jogador para cada jogo em termos estratégicos. Não sou muito a favor de ter um guarda-redes para a competição A e outro para a competição B. Eles têm de estar motivados e preparados para jogar. Temos outros guarda-redes, o Xico (Miguel Oliveira), para o qual procuro espaço para que possa jogar. Enquanto mais potenciar todos os jogadores do plantel, mais competitivos podemos ser.”

Vitória e Rio Ave têm sido muito elogiados: “Vamos levar a nossa estratégia para o jogo. Temos de fazer uns ajustamentos, mas a nossa estratégia vai passar pela mesma dos últimos jogos. Vamos actuar com uma equipa de ataque, procurar manter a nossa ideia de jogo. Vamos atrás do resultado. Vamos manter sempre a nossa identidade, só não o vamos fazer quando o adversário for muito mais forte do que nós ou impedir que o façamos.”

Presença de menos adeptos no Estádio dos Arcos: “Dar uma palavra de apreço aos adeptos que não têm espaço para poder presenciar o jogo. Num contexto em que teríamos três ou quatro mil pessoas não é a mesma coisa ter agora 400.”

Vitória tem dois pontos. Maior pressão para este encontro com o Rio Ave?: “A mim não me traz pressão nenhuma, aos jogadores muito menos. Tenho muita consciência daquilo que é o nosso trabalho e do que eles fazem pelo Vitória. Enquanto derem tudo em campo vão estar sempre protegidos por mim. Estou extremamente descansado e a pressão é zero. A responsabilidade é muita porque queremos ganhar e ser competitivos. Conseguimos conquistar já dois objectivos (fase de Grupos da Taça da Liga e Liga Europa), mas o nosso foco é o campeonato. Só conseguimos estar na Liga Europa com trabalho feito no campeonato. Temos de nos focar no campeonato, a prova mais importante em mãos. Não descuramos, nem desvalorizamos as restantes provas, como a Liga Europa, uma montra muito boa, mas só se consegue repetir este feito se alcançarmos uma boa competição no campeonato. Por isso, temos de nos agarrar muito ao campeonato, mas valorizando as outras provas.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Rio Ave, Ivo Vieira

Imprimir Email