Câmara de Guimarães atribui 11 mil euros em bolsas desportivas para atletas

A Câmara Municipal de Guimarães atribuiu cinco bolsas de Formação Desportiva num valor total de 11 mil euros para os atletas premiados na Gala do Desporto, realizada no passado sábado, no Multiusos de Guimarães.

A cerimónia distinguiu ainda todos os campeões internacionais, nacionais e distritais na época desportiva 2018/2019.

Paulo Pereira, atleta do Guimagym, e Flávia Ribeiro, atleta do AJKP (karaté), foram distinguidos como os Atletas do Ano (Masculino e Feminino, respetivamente) e têm direito a uma Bolsa de 2500 euros.

João Costa, atleta do Vitória SC (Natação), e Catarina Ribeiro, atleta do Guimagym, foram distinguidos como os Atletas Revelação (Masculino e Feminino, respetivamente) e têm direito a uma Bolsa de 2000 euros.

Miguel Domingues recebeu o Prémio de Atleta de Desporto Adaptado e tem direito a uma Bolsa de 2000 euros.

Durante a cerimónia, o Presidente da Câmara de Guimarães, Domingos Bragança, expressou “gratidão” a todos os atletas Vimaranenses que “são uma referência de superação constante”, assinalando esta Gala do Desporto como “o momento de agradecer pelo mérito, empenho e dedicação que demonstram na prática desportiva”. Domingos Bragança sublinhou ainda que “esta festa do desporto tem como objetivo central dar conhecimento público do mérito dos nossos atletas”, destacando a distinção a mais de dois mil atletas nas dez edições da Gala do Desporto.

Nesta Gala do Desporto, destaque para a homenagem a Gaspar Gonçalves, que foi diversas vezes campeão regional em diferentes modalidades tais como lançamento do disco, provas de velocidade, salto em altura entre outros. Apurou também imensos atletas de Guimarães para os Campeonatos Nacionais das diferentes categorias. Foi um dos fundadores da JUNI e do CNE da Costa; Treinador de atletismo e Juiz de provas da Associação de Atletismo de Braga e da Federação Portuguesa de Atletismo e Treinador do Vitória SC – Atletismo.

Gustavo Castro foi distinguido com o Prémio Carreira, fruto do percurso como atleta de andebol em vários clubes. Ao serviço do Xico Andebol, foi campeão nacional da 2ª Divisão. Foi ainda 16 vezes internacional nos diferentes escalões de formação e como atleta sénior foi 9 vezes internacional. Foi treinador de diversos escalões de formação do Xico Andebol, tendo assumido na época 2015/2016 a equipa sénior do clube vimaranense.

A Gala do Desporto de Guimarães contou com as presenças do Delegado Regional do IPDJ, Vítor Dias, do Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, do Presidente da Assembleia Municipal, José João Torrinha, do Deputado na Assembleia da República, Luís Soares e do Presidente do Vitória SC, Miguel Pinto Lisboa, entre outros.

 


Marcações: Câmara Municipal de Guimarães, Gala do Desporto, bolsas de formação

Imprimir Email