Guimarães vai acolher evento europeu de especialistas em educação desportiva

Guimarães foi escolhida para receber o 16º Fórum da ENSE – European Network of Sport Education, que terá lugar em 2021. O anúncio decorreu na cerimónia de encerramento do 15º Fórum, em Viena.

A candidatura conjunta da Tempo Livre (que é membro da ENSE desde 2018) e da Câmara Municipal de Guimarães, mereceu os maiores elogios da Direção da ENSE, reunida desde em Viena, na Áustria, onde se a realizou o 15º Fórum da ENSE, e decidiu, por unanimidade dos seus membros, atribuir a responsabilidade da organização do seu próximo fórum a Guimarães.

A ENSE é uma organização europeia de especialistas em educação desportiva, integrando professores, investigadores e representantes de organizações e entidades responsáveis pela implementação de serviços e actividades de promoção da actividade física de toda a Europa.

O Vereador do Desporto do Município de Guimarães destaca a preocupação de Guimarães em “estar na linha da frente” dos grandes eventos internacionais. Ricardo Costa enalteceu a candidatura apresentada no sentido de “colocar Guimarães no mapa internacional como uma referência no desporto e também na educação”. O autarca alertou para a estratégia “centrada nas pessoas e, principalmente, nos vimaranenses” apontando como meta “combater os índices de inactividade física e sedentarismo, com base em factos concretos e através da elaboração um programa estruturado por forma a delinear o caminho que teremos a percorrer”.

O Presidente da Tempo Livre, Amadeu Portilha, salientou que “é uma honra para a Tempo Livre, e para o seu Centro de Estudos de Desporto, ter a oportunidade de acolher um congresso que reúne alguns dos maiores especialistas europeus na área da educação para o desporto. Vivemos hoje um tempo em que o aumento dos índices de inactividade física e do sedentarismo ganha contornos de profunda preocupação, pelo profundo impacto negativo que terá nas gerações futuras. Partilhar conhecimento, projectos, ideias e boas práticas, dando ênfase à educação de professores e treinadores, é fundamental para os desafios que hoje se colocam para contrariar essa tendência”, salientou.

O Fórum da ENSE – European Network of Sport Education, a realizar em setembro de 2021, é definido como uma oportunidade a todos os profissionais desta área, “tendo sido fundamental para esta conquista o apoio da Câmara Municipal e do IPDJ, que serão parceiros importantes na organização deste evento”, sublinhou Amadeu Portilha.

Marcações: ENSE

Imprimir Email