Ivo Vieira: "Não vejo equipa em Portugal que jogue mais e melhor que o Vitória”



Ivo Vieira afirmou, esta terça-feira, que “não vejo equipa em Portugal que jogue mais e melhor que o Vitória”.

Desafiado a comentar os elogios de Natcho González, treinador do Tondela, à sua equipa, Ivo Vieira defendeu a ideia de que nesta altura não há clube no nosso país a jogar um futebol com mais qualidade que o Vitória.

O jogo com o Belenenses: “Estamos muito focados nesse jogo e o objectivo passa claramente por ganhar. Vamos fazer tudo para que isso aconteça. É um jogo de dimensão diferente, mas também é diferente para podermos virar esta página em termos de resultados, que não têm sido positivos. Estamos conscientes do que temos feito em termos de qualidade de jogo, mas a verdade é que não temos conseguido vencer. No futebol precisamos de vitórias para sustentar comportamentos. Por isso, é fundamental, de forma equilibrada, conseguir amealhar os três pontos.”

As diferenças no Belenenses SAD actual: “Qualquer treinador procura implementar as suas ideias. Não vejo de forma nítida o que acontecia no passado, com os três centrais, vejo um Belenenses diferente na estrutura da equipa. Há sempre uma vontade dos atletas depois da entrada de um novo treinador. Esperamos um Belenenses forte, organizado, será uma equipa personalizada, a querer ganhar, que pressiona alto, que vai fazer pela vida para somar pontos. Temos de procurar impor o nosso jogo, conscientes que será uma tarefa difícil porque o Belenenses vai querer discutir o jogo.”

Alertou jogadores para os erros que originaram vários dos golos sofridos?: “De forma natural alertamos sempre os atletas e informamos sobre o que têm de melhorar. Os erros individuais, já disse que sou responsável sobre tudo o que se passa no Vitória. Irei assumir sempre essa responsabilidade porque sou em que oriento o grupo. Todos somos humanos, todos erramos. Muitas vezes também cometo erros nas minhas decisões e opções. Os humanos têm direito ao erro, mas quantos menos cometer melhor vou ser. Quanto menos errarmos, mais competentes vamos ser. Se não houver erros, não há golos, mas a verdade é que é melhor que seja na baliza dos outros. São situações de jogo, que acontecem a qualquer jogador e a qualquer treinador. Vou estar sempre à frente para defender os interesses do grupo e assumir a responsabilidade.”

Elogios de Natcho González, treinador do Tondela, ao Vitória: “É gratificante ouvir isso de um colega de profissão. É uma pessoa que não é do nosso país, que provavelmente vê o jogo de outra forma. Eu corroboro com a opinião do Natcho porque não vejo equipa no campeonato português jogar mais e melhor que o Vitória. Podem algumas jogar de forma semelhante. Mas, há a sede das pessoas de quererem vitórias, que compreendo perfeitamente. Também queremos ganhar. Acredito no processo de dar qualidade ao jogo, de potenciar jogadores, de chamar pessoas ao estádio, e que isso terá reflexos no futuro. Quando se olha para o processo de forma inversa, no futuro podemos ter dissabores porque não basta ganhar. Também quero ganhar, mas quero ganhara a jogar bem. Temos jogado bem, mas não temos ganho. Assumo essa responsabilidade. Atrevo-me a dizer até que o Vitória é uma equipa que joga muito e os resultados não fazem jus à qualidade que temos apresentado em cada jogo.”

Os motivos para não ganhar mais vezes: “Temos de fazer mais golos. Temos cometido erros individuais que nos têm custado pontos, que têm feito a diferença no resultado. Falta fazer mais golos em função do volume ofensivo que temos. O responsável pelos erros e resultados sou eu, mas não se cometem erros só defensivos, mas também ofensivos. Somos um todo, trabalhamos como equipa. A responsabilidade é de todos nós, dos nossos comportamentos, mas assumida por mim de forma natural. Temos de ser mais competentes no último terço para fazer golos, para não perder tanto a bola, e ser mais competentes no processo defensivo para os adversários não nos ferirem tantas vezes.”

Desta série de resultados, qual a derrota que custou mais?: “Isso já está assumido, tem resposta há algum tempo. Todos sentimos o peso de ficar afastados da Taça de Portugal. Está para trás. As quatro derrotas são uma realidade que assumo, mas as pessoas lembram pouco as três vitórias seguidas que tínhamos. O que se faz bem esquece-se no dia a seguir, o que corre mal perdura alguns meses. Estamos aqui para dar a volta e isso de forma natural vai acontecer. Com a qualidade que temos mostrado, haverá uma viragem para bons resultados.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Tondela, Ivo Vieira, Belenenses SAD, Natcho González

Imprimir Email