Carlos Freitas: "Queremos dotar o Vitória das ferramentas necessárias para fazê-lo crescer de forma sustentada"



O director desportivo do Vitória, Carlos Freitas, sublinhou a importância de dotar o clube “das ferramentas necessárias para fazê-lo crescer de forma sustentada.” Uma ideia defendida na intervenção que realizou no fórum World Scouting Congress.

Carlos Freitas acrescentou que no Vitória “é fundamental ter uma ideia, desenvolvê-la e preencher as necessidades que vão surgindo e a partir daí há uma lógica de crescimento.” Nesse caminho, notou, “em primeiro lugar temos de cavar distâncias para os adversários, distância essa fruto de muitas coisas, como a estagnação do clube e a força dos adversários. Há um elemento fundamental que é a paixão dos adeptos. Isso é fundamental”, disse. O director desportivo escolhido por Miguel Pinto Lisboa abordou a importância da ligação do Vitória ao concelho de Guimarães, comparando “o exemplo do Vitória ao do Marselha e do Nápoles, onde é muito difícil encontrar adeptos de outros clubes nessas cidades.”

Abordando o processo de construção do plantel para a temporada 2019/2020, Carlos Freitas lembrou que “foi um caminho diferente”, porque quando Miguel Pinto Lisboa foi eleito presidente “já havia um treinador escolhido e bem escolhido.” “A partir daí foi falar com ele, ver que ideias tinha para o jogo e partir para a escolha das melhores peças para o modelo. Não foi o ideal porque perdeu-se várias semanas de planeamento. As exibições têm sido muito boas, embora pelo caminho tenhamos tido alguns amargos de boca”, argumentou.

Carlos Freitas comungou da ideia de que diante do Sp. Braga, no passado domingo, o Vitória protagonizou a “exibição menos conseguida”, mas, acrescentou, “o trabalho tem sido encorajador.” “O objetivo é estar dentro dos primeiros cinco lugares. Acreditamos que há oportunidade para crescer mais a nível individual e colectivo. Os cinco jogadores que vieram ou conheciam o futebol português ou vieram de mercados onde pensámos que haveria maior margem de lucro ao trabalhar cá os talentos”, disse ainda.


Marcações: Vitória Sport Clube, Carlos Freitas

Imprimir Email