CCVF acolhe o Seminário: “Cidades Activas, pessoas (mais) Felizes”

Decorre esta quarta-feira, no Centro Cultural Vila Flor, o Seminário Internacional: “Cidades Activas, pessoas (mais) Felizes”, que aborda os temas da actividade física, cidades activas, urbanismo amigável da actividade física e sustentabilidade. 

O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, presidiu a cerimónia de abertura, afirmando que Guimarães é um município "amigo do desporto". O Governante referiu ainda que o desporto é uma "ferramenta privilegiada de inclusão" e que o "combate ao sedentarismo diminui a factura do Estado com a saúde", que segundo João Paulo Rebelo, acresce 900 milhões de euros fruto desse sedentarismo. 

Na sua intervenção, o Vereador do Desporto, Ricardo Costa, frisou a importância de criar ferramentas para combater o sedentarismo, colocando a tecnologia ao serviço dos jovens. "Guimarães está a pensar, na sua divisão de Sistemas Inteligentes, lançar uma aplicação para que cada cidadão, cada atleta, possa através de uma app acumular pontos com os quilômetros que fizer nas ecovias e puder utilizá-los no comércio local. Estamos a promover, de forma consciente e inconsciente, a actividade física", disse.

Já Amadeu Portilha, presidente da tempo Livre, salientou o compromisso de Guimarães para "dar condições de vida aos seus cidadãos".

Organizado pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Tempo Livre, o seminário conta com a participação de especialistas europeus e um programa dedicado aos temas “Active Cities - um projecto global para cidades activas”, “Cidades cicláveis”, “Transformar cidades em Active Cities: uma perspetiva europeia” e “Mais do que um clube desportivo”.

A jornada de trabalho vai promover uma reflexão sobre cidades activas, a troca de experiências e a partilha de boas práticas resultantes de projectos bem-sucedidos implementados na Europa. 

A representação portuguesa inclui participações da Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Universidade do Minho e do Vitória Sport Clube, assim como a participação de preletores oriundos do Reino Unido (Liverpool Active City, Everton FC e Bikeability Trust), França (PACTE Project), e Grécia (EVALEO).

quarta, 20 novembro 2019 11:14 em Desporto

Marcações: Seminário Internacional, Secretário de Estado da Juventude e do Desporto

Imprimir