Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down está a decorrer em Guimarães

O Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down está a decorrer em Guimarães, no pavilhão da E. B. 2, 3 de Caldas das Taipas.

Na cerimónia de abertura, o Vereador do Desporto da Câmara de Guimarães, Ricardo Costa, salientou que “a prática de desporto é fundamental para a construção de uma sociedade” ao sublinhar que “quanto maior é o número de praticantes, mais competitiva se torna” e neste capítulo vincou que “ninguém pode ficar para trás”. Ricardo Costa fez alusão ao território de Guimarães como “referência na prática do desporto de inclusão” partilhando o “mérito” pelos “clubes e associações desportivas que têm feito um trabalho notável nesta área”. 

O Presidente do Comité Organizador transmitiu a mensagem do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. “O desporto inclusivo está vivo e Guimarães faz uma justa homenagem aos que vivem o desporto inclusivo, quer a quem o pratica como a quem está envolvido na sua organização”, referiu o ministro.

O diretor regional do norte do IPDJ, Vítor Dias, mencionou o “trabalho magnífico” realizado nesta área de integração e vincou a necessidade de “criar as mesmas oportunidades e os mesmos acessos à prática de desporto” para os jovens com Síndrome de Down.

A competição foi declarada aberta por Neno, contando ainda com a presença do olímpico Nuno Delgado como patrono destes campeonatos do Mundo. A sessão oficial da cerimónia de abertura contou ainda com as presenças de Ricardo Costa, Vereador do Desporto da CM Guimarães, Paula Oliveira, Vereadora da Ação Social da CM Guimarães, Geoff Smedley, Presidente da SUDS (Sport Union Down Syndrome) Vítor Figueiredo, do Comité Olímpico de Portugal, Vítor Dias, delegado do IPDJ, José Costa Pereira, Presidente da ANNDI, Luís Soares, presidente da Junta de Freguesia de Caldas das Taipas, Miguel Pinto Lisboa, presidente do Vitória SC e Rui Leite, presidente da Cercigui.


O Campeonato do Mundo de Basquetebol 3×3 e de Judo para atletas com Síndrome de Down, é organizado pela ANDDI-Portugal (Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual), com o apoio do Município de Guimarães, decorre entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro no pavilhão da EB 23 de Caldas das Taipas.

Esta competição serve de preparação para os Jogos Paralímpicos de 2020 com a participação de uma centena de atletas em representação dos seguintes países: Croácia, Kuwait, Roménia, Itália, Polónia, Rússia, Turquia, Suécia e Portugal.

domingo, 01 dezembro 2019 09:42 em Desporto

Imprimir