Ivo Vieira: "Vitória vai lutar pela conquista dos três pontos"



Ivo Vieira abordou, esta sexta-feira, o encontro com o Benfica, da 15.ª jornada da Liga, que terá lugar este sábado, pelas 20h30, no Estádio D. Afonso Henriques. O técnico vitoriano garantiu que a sua equipa vai manter a identidade com o objectivo de conquistar os três pontos no primeiro jogo de 2020.

Como travar a estatística favorável ao Benfica?: “É verdade que vamos defrontar uma equipa forte, a estatística vale o que vale, são jogos que ficaram para trás. Vamos ter um Vitória a lutar pela conquista dos três pontos, respeitando o poderio e força do Benfica, 1.º classificado e a equipa mais forte neste momento. Temos os nossos argumentos e o factor de jogar em casa, diante de adeptos, que serão fervorosos no apoio à equipa, para tirarmos um resultado positivo. Vamos tentar alterar as estatísticas.”

Vitória vai apresentar-se fiel aos seus princípios?: “Sim, faz todo o sentido manter a nossa identidade, a nossa ideia de jogo, o que trabalhamos à semana e aquilo em que os jogadores acreditam. Queremos jogar sempre para ganhar, com equilíbrios, conscientes das dificuldades que o jogo nos vai oferecer. Nem sempre o resultado final é positivo, mas o objectivo é sempre esse.”

Vitória não vencer o Benfica desde em 2012. É uma motivação extra para o Vitória?: “O que nos move é sempre a conquista dos três pontos. Sabemos que vamos encontrar muitas dificuldades, mas não pelo historial, mas sim por este momento, porque o Benfica é uma equipa forte. O Vitória dá respostas de grande nível com equipas que têm este poderio. O que está para trás não vai afectar o desempenho dos atletas. Estamos focados, preparamos bem o jogo. Vamos ter duas equipas a lutar pelo mesmo objectivo."

A 2.ª metade da época, com menos jogos, será mais benéfica?: “Acho que desde o início do campeonato tínhamos de estar focados no grande objectivo, o campeonato, sem querer dizer que os outros eram secundários. A prova mãe, a rainha, é o campeonato. A quantidade de jogos que houve trouxe-nos dificuldades na abordagem aos jogos que se seguiam uns aos outros. Valorizo imenso o que fizemos, mas é uma equipa jovem, com um caminho árduo e longo para percorrer. Temos de dar espaço a estes atletas para crescerem. Não vamos olhar para a 2.ª volta de forma fechada."

Faz falta uma vitória contra um grande para consolidar o processo? É esse o objectivo, é por isso que vamos correr atrás. Contra os outros clubes (FC Porto, Sp. Braga e Sporting) também era esse o objectivo, mas não conseguimos os resultados que queríamos. Ganhar a uma equipa com a dimensão do Benfica dá um grande élan e confiança ao plantel.”

Em que pontos o Vitória pode melindrar o Benfica?: “Vamos procurar ser o mais equilibrados possível, tirar bola ao Benfica, porque é uma equipa forte com bola, como nas transições. Se quisermos discutir o jogo vamos ter de ter muita bola. Tem de ser esse o objectivo para ferir a sua organização defensiva. Só assim podemos estar mais perto do objectivo.”

De que forma o clássico do dia seguinte pode ajudar o Vitória?: “De forma alguma. O que nos vai ajudar é o nosso desempenho neste jogo. Estamos focados apenas nosso. Nada mais.”

Sacko continua em dúvida?: “Continua em dúvida.”

André André já pode ser opção?: “O André André percorreu um caminho árduo, difícil, está prestes a ser uma opção válida. Não podemos dar passos maiores que a perna. Tem um historial rico pelo seu desempenho, tem maturidade avançada, não queremos correr o risco de perdê-lo no futuro próximo. Vamos dar oportunidades para jogar, mas queremos correr o risco de qualquer lesão para ele não passar pelo martírio que já atravessou. Não sinto que esteja preparado para jogar no imediato."

Teme perder jogadores no mercado de Janeiro?: “Não temo nada. Fico extremamente feliz se isso acontecer, porque todos trabalhamos com um objectivo na vida. Se isso acontecer será bom para o Vitória, os atletas e para o treinador que os promoveu. Não me preocupa nada.”


Marcações: Vitória Sport Clube, SL Benfica, Ivo Vieira

Imprimir Email