Ricardo Soares: "Acreditamos que podemos criar muitos problemas ao FC Porto"



O treinador do Moreirense, Ricardo Soares, está convencido que a sua equipa pode somar pontos na recepção ao FC Porto, esta sexta-feira, na partida da 16.ª jornada da Liga, agendada para as 21h15.

Na conferência de imprensa que teve lugar esta quinta-feira, Ricardo Soares, notou que a sua equipa está a evoluir. Ainda assim, referiu que o jogo com o FC Porto será de um grau de dificuldade elevado.

Moreirense é osso duro de roer frente ao FC Porto. O que pode fazer esta equipa para se aliar a esta história recente?: "De facto, nos últimos quatro anos o FC Porto teve cá dificuldades, tradicionalmente é sempre difícil jogar no nosso estádio. O FC Porto vem de uma série muito boa, é um candidato ao título, dispensa apresentações. Para nós, é importante acreditar no que fazermos. Sentimos que temos capacidade para lutar pela vitória até ao último segundo, estivermos num dia bom e o FC Porto num dia menos bom. A balança pode ficar mais equilibrada."

FC Porto com baixas no plantel, factor que pode pode ser favorável?: "Todos os pormenores são tidos em linha de conta. Tentaremos tirar algum partido dessa situação, mas o FC Porto tem jogadores de elevada qualidade. Essa é uma preocupação do FC Porto e não minha. Tenho de estar preocupado com os meus jogadores, para que possamos der uma grande resposta e conquistar pontos."

Onde vê a maior ameaça do FC Porto?: "O FC Porto tem um conjunto de dinâmicas ofensivas extremamente enraizadas. Esta é uma equipa que está a utilizar muito bem o seu jogo interior, ao contrário do passado, em que era mais vertical com o Marega. Este FC Porto joga mais pelo interior, sem descurar as transições. O FC Porto tem poucos pontos fracos, mas alguns. Vamos tentar atacar os espaços que vamos ter. O FC Porto é também muito forte nas bolas paradas, com o Soares, o Danilo e o Diogo Leite."

Em que aspectos trabalhou mais a equipa?: "Os treinadores são todos diferentes. Acredito na minha ideia de jogo. Os jogadores estão a fazer um grane trabalho para absorver o que pretendo para a equipa. Sinto uma uma evolução grande, principalmente nas dinâmicas ofensivas. Há um salto qualitativo da nossa equipa no que toca a entender melhor os momentos que estou a trabalhar. Há uma identificação melhor do que havia há uma semana. Pretendemos um jogo mais elaborado, mais positivo, não esquecendo que o resultado tem de estar presente. Acreditamos que quanto mais depressa o processo estiver identificado por todos, melhor a equipa vai estar.

Histórico com o FC Porto serviu para motivar balneário?: "Como treinador, tenho de colocar tudo na balança e utilizar tudo o que for possível para motivar os meus jogadores. O FC Porto não está pressionado, está habituado a estas andanças, é uma equipa preparada para qualquer pressão. Quando o jogo começar, os dados estatísticos passam a valer zero. Acreditamos que podemos criar muitos problemas ao FC Porto, vamos lutar para vencer, sabendo que teremos dificuldades. Temos também a certeza que há momentos em que vamos criar dificuldades ao FC Porto. Não vamos ter tanta bola quanto desejamos. Temos de saber defender, para depois criar instabilidade no FC Porto. Os meus jogadores podem transcender-se nesses momentos e ser eficazes."

Já teve tempo para rectificar erros do jogo com o Paços de Ferreira?: "Queremos implementar a nossa ideia, isso requer repetição, rotinas, ligação entre os jogadores. É um conjunto de dinâmicas que têm de ser treinadas, não é de um dia para o outro que implementamos uma ideia. De uma coisas temos a certeza, no futebol não existe tempo, mas sim ganhar. Por isso, é importante somar, mesmo que as dinâmicas possam não ser as melhores."

O que mais o preocupa nesta altura, o FC Porto moralizado ou o pouco tempo e trabalho?: "Preocupa-me mais não ter tido tempo para implementar a minha ideia. Cheguei há pouco tempo, houve a paragem, que prejudica todos os treinadores. Isto demora o seu tempo. Tenho 12 ou 13 treinos, isso é manifestamente pouco para introduzir uma ideia clara, defensiva e ofensivamente. O caminho está escolhido, definimos prioridades. Claro que me preocupa a minha equipa não ter tanto trabalho meu do que o FC Porto, porque temos de olhar da mesma forma para todos os adversários. Já consegui bons resultados contra os chamados grandes, as minhas equipas costumam criar muitas dificuldades aos grandes."

A ausência de Luther Singh: "Tive a infelicidade de perder o Luther, um jogador importante, um jogador diferenciado, especial. É uma perda, não podemos esconder. É função do treinador explorar ao máximo a qualidade de todos os jogadores. Lamento por ele, porque está triste com a lesão, mas acreditamos nos jogadores que temos, não arranjamos desculpas."

E Steven Vitória: "Está entregue ao departamento médico, de fora do jogo com o FC Porto. Está fora das opções."

Jogou contra o Benfica pelo Covilhã, agora defronta o FC Porto pelo Moreirense: "Não se podem misturar as coisas. A qualidade do plantel que hoje tenho à minha disposição é muito superior ao anterior clube, era um conjunto brioso. Estive seis meses no Sp. Covilhã, no Moreirense estou há 15 dias, isso faz a diferença na construção da identidade da equipa."


Marcações: Liga, Moreirense Futebol Clube, FC Porto, Ricardo Soares

Imprimir Email