Tempo Livre reforça aposta nas actividades formativas



A Tempo Livre, através do CED-G (Centro de Estudos do Desporto de Guimarães), vai reforçar a aposta nas actividades formativas apresentando para 2020 um plano abrangente e transversal a diferentes áreas do desporto e da promoção da atividade física.

Procurando contribuir para a formação e capacitação dos agentes desportivos de Guimarães, um dos mais importantes eixos de atuação do CED-G, o plano formativo para este ano integra uma ação de formação sobre o combate ao assédio sexual no desporto os cursos “Formação Executiva de Dirigentes Desportivos”, “Comunicação no Desporto” e “Lesões no desporto: Como Atuar?”, as jornadas “Exercício Físico e Saúde no Pré e Pós-Parto” e “Envelhecimento Ativo / Vida Feliz” e o prosseguimento do ciclo de conferências “O Desporto é um Assunto Sério”.

A primeira iniciativa formativa a realizar em 2020 pelo CED-G terá lugar no dia 12 de Fevereiro, no Multiusos de Guimarães e surge no âmbito da campanha europeia “Start to Talk” que pretende sensibilizar o movimento desportivo para o combate ao abuso sexual de crianças e jovens no contexto do desporto. A formação é organizada conjuntamente com o IPDJ e as inscrições (gratuitas) serão brevemente abertas.

No mês de Março realiza-se a terceira edição do Curso de Formação de dirigentes Desportivos no seguimento do êxito alcançado com as primeiras edições. Este curso tem como missão capacitar os agentes desportivos com conhecimentos e informação que contribuam para um desempenho otimizado das suas funções de direção dos clubes desportivos. As palestras teóricas e as sessões práticas são asseguradas por académicos e especialistas que asseguram a qualidade da formação.

No dia 7 de Março terão lugar as I Jornadas de Exercício Física e Saúde no Pré o Pós-Parto que têm o objetivo consciencializar as mulheres nas fases de pré e pós-parto para os benefícios da prática de exercício físico, assim como dar a conhecer as alterações que ocorrem em cada uma destas fases, reconhecendo os diferentes cuidados de saúde que podem e devem adotar para melhorar a sua qualidade de vida e o seu bem-estar:

Em Abril realiza-se a primeira edição do Curso de Comunicação no Desporto que terá lugar no Multiusos de Guimarães. Esta formação pretende dotar os formandos de conhecimentos e competências transversais à área da comunicação no desporto, que possam ser aplicadas no dia a dia da gestão da comunicação numa organização desportiva. Para este mês está agendada uma sessão do ciclo de conferências “O Desporto é um Assunto Sério”, no CCVF.

As I Jornadas de Envelhecimento Ativo – Vida Feliz realizam-se no dia 5 de Maio e têm por objetivo proporcionar uma oportunidade de formação e partilha de experiências entre as entidades promotoras do programa Vida Feliz, técnicos de Educação Física e de saúde, outros especialistas e utentes do Vida Feliz. Esta atividade, promovida pela Tempo Livre /CEDG e Programa Vida Feliz, conta com a colaboração do ICVS da Universidade do Minho que, na ocasião, divulgará alguns aspetos do estudo de qualidade de vida sénior que está a realizar em Guimarães.

No segundo semestre será reeditado o curso “Lesões no desporto: Como Atuar?,” orientado para técnicos desportivos e profissionais de saúde, podendo o plano formativo ser ainda complementado com outras iniciativas.


Marcações: Tempo Livre

Imprimir Email