Ivo Vieira: "É fundamental somar três pontos diante do Rio Ave, essa é a prioridade"



Ivo Vieira mostrou-se convencido que o Vitória será capaz de reagir positivamente à derrota com o FC Porto, que resultou no afastamento da final da Taça da Liga, com o regresso aos triunfos diante do Rio Ave, no encontro da 18.ª jornada da Liga, marcado para segunda-feira, às 18h45.

Que Vitória teremos agora, apenas com o campeonato pela frente?: “É fundamental somar estes três pontos, essa é a prioridade. É bom que se jogue bem, que se domine o jogo, mas o fundamental é acrescentar três pontos. É uma equipa competitiva, que também gosta de ter bola. Temos de estar muito concentrados e organizados para lutar pelos três pontos.”

Que dificuldades pode criar o Rio Ave?: “O Rio Ave conseguiu ir duas vezes à Europa nos últimos quatro anos, tem feito campeonatos muito bons e está na luta por um espaço de aceso à Liga Europa. Temos de lutar pelo nosso desejo e vontade. O Rio Ave vai oferecer-nos dificuldades, não só pelo historial, mas pela sua capacidade. É uma equipa que cria muitas dificuldades aos adversários, temos de tirar bola ao Rio Ave para podermos somar os três pontos.”

Como está o grupo depois de falhar o acesso à final da Taça da Liga?: “É natural que quando se está numa situação em que se pode conquistar algo e não se consegue que o grupo fique triste, com alguma frustração. Mas, também sabíamos da dificuldade do jogo. Lutamos para para conseguir esse objetivo, tudo fizemos para concretizar essa meta. Temos de virar baterias para o campeonato. Só temos o campeonato para nos focar, para somar aos pontos que desejamos na segunda volta.”

Será mais fácil preparar estrategicamente cada jogo daqui para a frente?: “Para este jogo o espaço não foi assim tão amplo o tempo de preparação, mas no futuro acredito que possa haver mais espaço e tempo para preparar alguns aspetos em que a equipa pode crescer mais. Não me vou queixar da falta de tempo, porque para estar a este nível temos de nos preparar para jogar em pouco espaço de tempo. Estou já seis/sete meses no Vitória e tive tempo suficiente para passar a minha ideia. Mas, jogando domingo a domingo haverá mais espaço, de forma natural.”

Como levantar a moral dos jogadores após a derrota com o FC Porto?: “O jogo ficou para trás… se deixa sequelas ou não... Temos de perceber que o caminho é para a frente. Se a equipa não tivesse discutido o jogo, se não tivesse a bola e só defendesse estaria preocupado. Quando se vê uma equipa com mérito, que discute o jogo, esperamos que a equipa possa estar motivada para conseguir melhores resultados. Essa responsabilidade tem de estar em mim.”

Como olha para o objetivo da época. Há algum risco, desafio ou motivação?: “É uma questão pertinente que só pode ter resposta no fim da época. Não podemos estar a fazer suposições. O que se põe neste momento é o objetivo de ficar na parte de cima da tabela.”

Mercado em aberto. Ainda espera mais reforços?: “Acabou de chegar um atleta, mais um jovem para tentarmos rentabilizar. Já perceberam a direção que o Vitória está a tomar, porque precisa de fazer receitas. O destino do clube passa por esta ideia, tenho de respeitar e me adaptar, procurando rentabilizar os jogadores o mais possível. Até ao dia 31 está sempre aberto, não posso estar a comprometer-me com entradas ou saídas. Está tudo em aberto.”

Ataque é o setor mais carente, ou a afirmação do João Pedro pode levar a que não entrem mais jogadores?: “Independentemente do sector, o mercado vai continuar aberto até ao dia 31. A promoção do João Pedro é um dos grandes objetivos do Vitória, que quer lançar jovens dos sub-23 e equipa B.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Rio Ave, Ivo Vieira

Imprimir Email