Vitória confortável no 'caso Tapsoba'



A polémica em torno da posse de parte do passe de Edmond Tapsoba, defesa-central que o Vitória vendeu ao Bayer Leverkusen, da Alemanha, por 18 milhões de euros (mais sete por objectivos) promete continuar a dar que falar.Em causa está o facto dos responsáveis do Leixões argumentarem que não foi efectivada a venda ao Vitória de mais 20 por cento dos direitos económicos que detinham, do total de 25 por cento na sua posse.

Numa 'guerra surda' entre as duas SAD, uma vez que publicamente Vitória e Leixões ainda não assumiram qualquer posição sobre o tema, o presidente dos matosinhenses escreveu um post na rede social Facebook, que entretanto deixou de estar visível, em que abordou o tema de forma irónica. O conteúdo da publicação de Paulo Lopo era o seguinte: “Hoje passei pela Bugatti, ali para os lados de Guimarães, olhei pela janela e adorei o Bugatti Veyron. Mandei para lá um e-mail a dizer que queria o carro, e qual é o meu espanto não me deram o carro, alegando que não o tinha pago. Bolas para isto, pensava que para ser dono bastava mandar um e-mail mas afinal dizem que sem pagar não pode ser meu! Lol.”

O Grupo Santiago sabe que, a propósito deste assunto, o Vitória se sente completamente confortável e com a certeza de que a razão está do seu lado do ponto de vista jurídico. Isto porque a SAD vitoriana accionou, em devido tempo, a possibilidade de adquirir mais 20 por cento dos direitos económicos que o Leixões ainda detinha, conforme havia ficado estipulado entre os dois clubes aquando da transferência de Tapsoba para Guimarães. No documento enviado para o clube de Matosinhos era assumida essa intenção e solicitado ao Leixões que indicasse o meio de pagamento, ou seja, exerceu-se um direito potestativo. O facto do Leixões não ter, entretanto, respondido, segundo o Vitória, não invalida as intenções da SAD liderada por Miguel Pinto Lisboa que, mais tarde, acabaria por negociar com o Bayer Leverkusen a transferência do jovem jogador burquinês.

O Leixões reclama agora que tem direito a 25 por cento do valor desse negócio e não apenas a 5 por cento. Curiosamente, no mesmo dia em que ficou concretizado o negócio entre Vitória e Bayer, os matosinhenses, que não abordaram o assunto, solicitaram o empréstimo do guarda-redes Miguel Oliveira, um pedido a que o Vitória correspondeu! No dia seguinte, começou a novela que ameaça chegar ao Tribunal Arbitral do Desporto.


Marcações: Vitória Sport Clube, Edmond Tapsoba, Bayer Leverkusen, Leixões SC

Imprimir Email