Miguel Pinto Lisboa: "Apercebi-me de uma atitude provocatória de um atleta, se houve comportamentos racistas vamos sancioná-los"



O presidente do Vitória esteve na sala de imprensa do Estádio D. Afonso Henrique no pós-jogo com o FC Porto, para abordar o caso do momento, que envolveu Marega.

“O Vitória é um clube que tem nas suas cores o preto e o branco porque na sua génese decidiu-se pela igualdade de raças e credos. Na entrada do estádio existe uma frase alusiva a isso mesmo. Temos jogadores de todas as cores, raças e credos, promovemos a igualdade de género e raça. Não nos revemos em comportamentos que possam ferir essa igualdade. Se algum adepto teve esse comportamento vamos tomar as medidas correspondentes”, afirmou Miguel Pinto Lisboa.

“Houve comportamentos provocatórios de profissionais de futebol e que incendiaram o espetáculo”, acrescentou o presidente vitoriano, que prosseguiu: “Sinceramente, não me apercebi. Apercebi-me de uma atitude provocatória de um atleta. O estádio tem câmaras de vídeo vigilância se houve esses comportamentos vamos sancioná-los. O que eu digo é que o caso não é inédito, já aqui o atleta quis abandonar o campo de jogo e não teve nada a ver com racismo. O atleta em questão tem o seu perfil. Mas, isso não retira o comportamento base, se alguém teve um comportamento de racismo é condenatório.” "O árbitro interrompeu o jogo pelo tempo necessário. Volto a dizer que não tive perceção de haver insultos racistas, mas sim um atleta com uma determinada atitude que incendiou um pouco as bancadas. Se houver insultos o árbitro deve interromper até que os insultos cessem. Se aconteceu temos de identificar e tomar medidas para que tal não aconteça. O nosso embaixador, o nosso Neno é de Cabo Verde", acrescentou.

Miguel Pinto Lisboa abordou ainda os outros incidentes do encontro: “Esses incidentes não acontecem apenas no estádio do Vitória, como se quer fazer parecer, mas sim em todos o campos do futebol português, nos estádios dos clubes grandes. Todos os clubes têm que trabalhar em conjunto e com o Ministério da Administração Interna para que o fenómeno do futebol volte a ser um espetáculo como queremos, para ter mais pessoas no estádio. Tivemos uma assistência interessante, mas longe da lotação esgotada. São os conflitos que fazem com que as pessoas se afastem do estádio, temos todos de trabalhar em conjunto para ter mais pessoas no estádio.”


domingo, 16 fevereiro 2020 20:56 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Miguel Pinto Lisboa, racismo

Imprimir