Mikel Agu: "Futebol sem adeptos é como um treino, não vai ser muito interessante"



Mikel Agu está apostado em voltar a merecer a confiança de Ivo Vieira no regresso da Liga, após a paragem forçada pela pandemia da Covid-19. Foi uma das principais mensagens transmitidas pelo médio, na vídeo conferência que teve lugar esta segunda-feira. Mikel garantiu o compromisso dos jogadores em manter a forma física, numa altura em que o plantel está de férias. E falou ainda sobre um cenário em que os 10 jogos que faltam disputar tenham de ser realizados sem público nas bancadas.

Há quatro semanas que o plantel do Vitória parou de treinar em conjunto. Como tem lidado com isto?:
“Tenho procurado manter a forma, manter a saúde. Temos de treinar com o material que o clube nos forneceu, para fazer esses treinos em casa. Não é uma fase fácil para o mundo, porque estamos à espera do dia em que tudo isso vai passar. Esperamos voltar à normalidade do mundo antes da Covid-19.”

Acredita que o campeonato vai ser concluído?: “Todos queremos jogar, porque temos um objectivo para cumprir. Queremos ficar nos cinco primeiros lugares, para ter acesso à Liga Europa. Queremos que o campeonato volte para podermos lutar por essa posição. Temos de esperar que esteja tudo bem para voltar a trabalhar em grupo. O mais importante nesta fase é a saúde, porque sem a saúde não se pode ver nada mais à frente. O grupo quer que o campeonato regresse.”

Espera ter nova oportunidade de jogar, após longa ausência das opções?: “O futebol tem fases. No inicio da época estava a jogar, depois fiquei sem jogar. Isso não fez com que deixasse de trabalhar. Os jogadores nunca ficam satisfeitos por não jogar. Estava a tentar fazer tudo para voltar a poder jogar antes dessa pandemia. Continuei a treinar com o grupo, da forma como podíamos, para estarmos preparados para lutar. Sou um jogador que quer trabalhar sempre, nunca parei. Estou a fazer o meu melhor para estar preparado para lutar por entrar no 11.”

Os jogadores estão de férias até ao dia 30. Como vão lidar com isso?: “Temos uma regra, que queremos cumprir. Este não é um período para parar, estamos de férias mas vamos continuar em casa. Não quero ganhar peso, por isso continuo a trabalhar. Temos sempre pessoas do clube preparadas para nos ajudar. Estamos um pouco parados, mas vamos continuar a trabalhar para ver se ninguém fica fora de forma. Estão sempre a ajudar-nos nesta paragem, vamos coontinuar a fazer alguns treinos. Individualmente podemos trabalhar mais, se assim o quisermos. Para mim, não são férias, porque não posso sair de casa. O único sítio onde vou é ao supermercado. Posso diminuir a cargas, mas vou continuar a trabalhar.”

Que resposta espera da equipa depois da paragem?: “Quem está neste mundo do futebol sabe que é difícil treinar fora do campo. Os jogadores ganham condição física com os jogos. Nestes dias vamos ficar mais parados, mas o treinador sabe como vai tentar ajudar a equipa quando voltarmos para estamos preparados fisicamente. Ele tem o plano pronto para quando voltarmos a treinar. Estamos a fazer o que podemos, mas quando voltarmos não teremos a mesma condição física. Mas, isso acontece com os outros clubes.”

Qual é a a primeira coisa que pretende fazer depois da pandemia?: “Não sou muito de sair de casa. Antes de começar esta pandemia já era muito de estar em casa com a família, por isso isto não me afectou muito. O que me faz falta é mesmo o treino, o futebol. Estou em casa parado, não preciso de ir às compras ao shopping. A única coisa de que tenho mesmo saudades é o futebol, não há nada que queria fazer quando acabar esta situação a não ser voltar a treinar e jogar.”

O regresso dos campeonatos deve acontecer sem adeptos nas bancadas: “Já pensei muitas vezes nisso. Vai ser difícil ter adeptos no estádio, porque este vírus não vai passar em dois ou três meses. Tudo depende das indicações que vamos receber. Para mim, futebol sem adeptos é como um treino, não vai ser muito interessante. Os adeptos estão com saudades de ver a equipa jogar. Tem de ser encontrada a melhor solução. Está toda a gente a trabalhar para se encontrar uma solução. Entendo que no regresso não vai ser fácil, terá de ser estudado o melhor. Não se deve fazer nada à presa.”


Marcações: Vitória Sport Clube, Mikel Agu

Imprimir Email