Direcção d'Os Piratas de Creixomil defende aplicação do regime de subidas nos campeonatos distritais de futsal



A Direcção d'Os Piratas de Creixomil defende que a decisão do cancelamento dos campeonatos distritais de futsal, tomada pela Associação de Futebol de Braga, “não pode apagar todo trabalho” que o clube realizou na temporada que não chegou ao fim.

Líder do campeonato inter-distrital, com 57 pontos, mais seis que o São Mateus, 2.º classificado com menos dois jogos disputados, a equipa d'Os Piratas de Creixomil comandava a luta pela subida de divisão, que ficou sem efeito. “A decisão de cancelamento das provas não pode apagar todo trabalho, dedicação, sacrifício, investimentos pessoais e expectativas de uma época que para Os Piratas de Creixomil começou em Julho de 2019, e no caso da nossa equipa sénior tem sido de enorme excelência estando classificados em 1º lugar do campeonato interdistrital (A.F. de Braga/A.F. de Viana do Castelo) desde o final da primeira volta do campeonato, ao fim de 22 jornadas disputadas com 21 triunfos e apenas com uma derrota”, argumenta o clube vimaranense, em comunicado.

A Direcção d'Os Piratas de Creixomil está “ciente do momento que vivemos e partilhamos o que foi mencionado pela F.P.F. que “continuam a não estar reunidas as condições de saúde pública para que clubes com estruturas amadoras, como é próprio das provas em que participam, possam treinar e competir em segurança.” Mas, apela a “uma maior união, maior capacidade de diálogo e bom-senso para encontrar um equilíbrio nas decisões a tomar. Consideramos que a situação que vivemos não pode abalar os valores do desporto neste caso do futsal, nem a garantia da verdade desportiva pode estar em causa.”

O clube vimaranense acrescenta: “Consideramos por bem que não sejam reconhecidos campeões distritais, uma vez que a mesma competição não irá terminar, mas entendemos que é fundamental que seja aplicado as subidas de divisão em cumprimento das regras e valores já mencionados. Caso a decisão não seja a subida de divisão, consideramos que estão a prejudicar estas equipas que estão em condições de alcançar este objetivo.” “Entendemos assim aceitar o repto feito pela Academia de Futsal GD MATA/AABUI em que subscrevemos o comunicado por eles apresentado no dia 13 de Abril, ao qual já se associaram também o Valpaços Futsal, líder do campeonato distrital de Vila Real, CSP Vila Flor, líder do campeonato distrital de Bragança e o GDR Gondarém, melhor classificado do campeonato de Viana do Castelo. Neste mesmo comunicado são apresentadas 3 propostas para solução destas subidas de divisão, achando os Piratas de Creixomil a proposta n.º 2 (criação de mais duas séries na 2ª Divisão Nacional) a que melhor irá satisfazer todas as partes envolvidas.”


Marcações: Associação de Futebol de Braga, futsal, Os Piratas de Creixomil

Imprimir Email