“Atentos, vigilantes e preparados para regressar, quando e como for possível", garante ACM



“Atentos, vigilantes e preparados para regressar, quando e como for possível, de forma responsável e que constitua um exemplo” foi esta a ideia que a Associação de Ciclismo do Minho (ACM) transmitiu na reunião informal que teve com clubes e agentes desportivos minhotos.

Numa reunião que contou com a participação de Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, marcaram presença diretores desportivos, organizadores, comissários e ciclistas que colocaram as suas dúvidas quanto a um possível regresso da modalidade e a forma como ele poderá decorrer. José Luís Ribeiro, presidente da ACM, reforçou a ideia de que "o ciclismo será um fator positivo e de esperança na tarefa de renascer Portugal", mas, "ao regressar, quando e como for possível, temos que o fazer de forma responsável e que constitua um exemplo”.

O dirigente prometeu que “a ACM vai continuar atenta e interventiva para que o ciclismo possa regressar “mais forte e determinado”, ao mesmo tempo que pede responsabilidade para que “o regresso seja um exemplo”. José Luís Ribeiro comprometeu-se ainda a dar continuidade ao processo com vista à obrigatoriedade de todos os eventos desportivos serem oficializados pelas federações detentoras do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva.

Já Delmino Pereira lembrou que a “Federação Portuguesa de Ciclismo foi a primeira federação a tomar a decisão de suspender as competições, uma decisão difícil, mas que, como se provou, tinha que ser tomada”. O líder federativo explicou ainda que a FPC está em permanente contacto com os responsáveis para preparar um possível regresso da atividade quando e se for possível.

Sobre a obrigatoriedade de todos os eventos desportivos serem oficializados pelas federações detentoras do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva, José Luís Ribeiro recordou que a ACM apresentou oportunamente um conjunto de propostas ao Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, e que um Projeto de Resolução elaborado pelo PSD foi aprovado, por unanimidade, na Assembleia da República.
Refira-se que a Associação de Ciclismo do Minho liderou anteriormente o movimento que exigiu a eliminação da discriminação das modalidades praticadas na via pública no acesso à comparticipação do Estado, concedida através de verbas dos jogos sociais, para com os custos do policiamento.


Marcações: Associação de Ciclismo do Minho, ciclismo, José Luís Ribeiro

Imprimir Email