Steven Vitória: "Regresso do campeonato é muito importante"



Steven Vitória entende que o regresso da Liga "é muito importante" para os jogadores. O defesa-central do Moreirense conversou com os jornalistas esta sexta-feira, abordando não só a sua carreira, mas também o regresso aos treinos, que acontecerá na segunda-feira.

Qual é a sensação de saber que finalmente o Moreirense vai voltar aos treinos e que o campeonato poderá ser retomado?: "É muito importante. Recebemos as últimas notícias com muito agrado. É um passo em frente para ultrapassarmos este problema. É muito diferente treinar no relvado ou em casa, mesmo com as condições que o clube ofereceu. É com felicidade que vamos dar este passo, serão os passos certos, mantendo todos os cuidados com a saúde."

Com 30 pontos por disputar, o que podemos esperar do Moreirense no que falta da Liga?: "Sabemos que para o Moreirense ter 30 pontos nesta fase é muito bom. Nesta época há muita qualidade, não há muita diferença entre as equipas. Acho que conseguimos manter um bom caminho, sempre a olhar para cima, não para baixo. Queremos sempre mais e melhor. A equipa estava numa série excelente antes da paragem, vamos continuar a a trabalhar para dar ainda mais frutos."

Um mês será suficiente para recuperar as rotinas e a condição física?: "Não vaio ser muito fácil, mas estamos todos no mesmo barco, jogadores, treinadores, jornalistas. Um mês vai ter de ser suficiente, não sei se vamos voltar ao nível em que estávamos, mas vamos andar lá perto para terminar bem o campeonato e alcançar os nossos objectivos. Queremos dar continuidade a esta história. Depois esta interrupção, temos todos de nos adaptar, com mais ou menos força vamos todos conseguir."

O que o fez voltar a Portugal para representar o Moreirense?: "Muitas coisas pesaram nesta minha decisão. Uma delas, a mais importante, foi o factor familiar. Nesta idade dos miúdos queria que eles estivessem em Portugal. Confesso que estava cá de férias quando acabei o contrato na Polónia. Costumo ir para o Canadá nas férias, mas optei por Portugal para estar mais perto de tudo. Recebi várias chamadas, uma delas foi do Moreirense, e senti desde o início algo de diferente. Algo de diferente pelo lado familiar, o que pesou bastante na decisão, foi uma opção fácil, porque tanto eu como a minha família achamos que era este o caminho que queríamos seguir."

Como está a correr esta época no Moreirense, em que marcou já quatro golos?: "Por vários motivos tem sido uma época muito positiva, tirando este problema que estamos todos a enfrentar. Está a ser uma época tranquila, já com 30 pontos quanto faltam 30 por disputar. Pessoalmente, tem corrido bem, pude ajudar com vários golos, mas isso fica em segundo plano. Primeiro está sempre o Moreirense."

Apesar de ter bons números, nesta 2.ª volta jogou menos vezes. Espera ganhar uma posição que já foi sua?: "A competitividade no plantel é grande. O Moreirense está bem, sendo assim estou bastante bem. No início da época jogava sempre, correu bastante bem, agora isso mudou um bocado. Temos de respeitar. Prometo que vou fazer o que faço sempre, ajudar o clube que represento. O Moreirense está bem, a cumprir os objectivos, isso deixa-me feliz. Quero dar o meu melhor para ajudar o clube, acredito que vou continuar a fazê-lo com os meus colegas."

Sente que fez chegar a marca Moreirense ao Canadá?: Acho que as pessoas do meu país passaram a seguir mais o clube. O Canadá é um país gigante, mas voltar a ser chamado à seleção ajudou a dar outra projeção. Há muitos portugueses no Canadá que seguem o futebol português e o Moreirense. Espero que possa ajudar a que o clube tenha mais apoio do outro lado do mar."

O Moreirense tem sido um clube em crescimento nos últimos anos. Qual o segredo o sucesso?: "Não há segredos. É um clube humilde, dentro dos possíveis é muito funcional, mais cedo ou mais tarde esses frutos vão aparecer. Nos últimos anos o Moreirense tem estado muito bem, esta época também está dentro dos objectivos. Quando fui procurar informações sobre o clube, toda a gente me deu boas indicações, disseram-me que era um clube familiar. Estou muito feliz por estar cá, não me surpreende o sucesso que tem tido. Tem todas as condições para continuar nesse caminho."

A nova Vila Desportiva pode elevar o clube para outro patamar?: "Acredito que sim. Será muito importante não termos de nos deslocar sempre para fora para viver o dia a dia. Vai ser muito mais fácil para toda a gente. É um projecto grande. Todos os jogadores têm o desejo de começar a treinar no centro de estágio, paramos sempre lá para ver as obras, percebemos que está a ganhar mais cor. É um grande passo."

O treinador, Ricardo Soares, elogiou o processo defensivo como base do sucesso do Moreirense.: "Tem sido um aspecto bastante importante, como normalmente é. Toda a equipa defende bem, começando pelo avançado. Todos temos feito a nossa parte. O nosso foco está nos pormenores. Mantendo a baliza a zero estamos muito mais perto de conquistar pontos. Temos trabalhado muito, ao detalhe, para estamos todos a ajudar a equipa."

Esteve quatro anos fora do campeonato português. Que diferenças encontrou no regresso?: "O balanço desses quatro anos é bastante bom. Aprendi muito ao sair da zona de conforto, ganhei outras ideias. Conseguimos dar mais valor ao futebol nacional, porque ao estar lá fora percebemos que os jogadores e treinadores portugueses são muito bons. Estive três anos na Polónia, num campeonato muito mais físico, antes passei pelos Estados Unidos, foi um caso à parte, onde o futebol não é levado tão a sério. Em Portugal há muita qualidade, isso pesou na decisão de voltar quando surgiu a oportunidade. Mas, sair fez bem para aprender e sair da zona de conforto."

Aos 33 anos, quais os sonhos por concretizar?: "É bom ainda ter sonhos. Tenho 33 anos, sinto-me bem, faltam uns bons aninhos para parar. Tive a sorte de conquistar títulos em Portugal. Quero continuar a vencer, sentir essa alegria. Quero ser feliz a fazer o que mais gosto. O meu sonho é ser feliz e ajudar os outros a ser felizes."


sexta, 01 maio 2020 16:49 em Desporto

Marcações: Moreira de Cónegos, Moreirense Futebol Clube, Steven Vitória

Imprimir