A.F. Braga promove alteração dos quadros competitivos e contempla subidas de Ponte, Sandinenses, Gonça, Pevidém B e Campelos



A Direção da Associação de Futebol de Braga operou uma verdadeira revolução dos seus quadros competitivos.
Na temporada 2020/2021, o campeonato Pró Nacional será disputado por 24 equipas, que serão divididas por duas séries de 12. A Divisão de Honra contará com 36 equipas, com 18 clubes cada. Os restantes clubes irão disputar a 1.ª Divisão.

Com estas medidas, o Ponte e o Sandinenses foram promovidos ao Pró Nacional, no total de sete equipas. Se surgir mais uma vaga, que eventualmente pode ser gerada pela promoção do Brito ao Campeonato de Portugal, será destinada ao Desportivo de Ronfe, 4.º classificado da série B.

As subidas da 1.ª Divisão à Divisão de Honra também contemplam clubes de Guimarães. O Gonça, líder da série C, foi promovido de escalão, assim com o Pevidém B e o Campelos, que se encontravam no 3.º lugar das séries D e C, respectivamente.

As principais mudanças surgem no Pró Nacional, cujo formato foi alterado. Os clubes serão divididos, por sorteio, em duas séries de 12. Os primeiros quatro classificados de cada série apuram-se para a 2.ª Fase, com metade dos pontos. Divididos novamente em dois grupos de quatro, os vencedores irão disputar a final e o lugar pela subida ao Campeonato de Portugal. As 16 equipas restantes serão também divididas em grupos de quatro, com os dois últimos a serem despromovidos no final da época 2020/2021.

FORMAÇÃO TAMBÉM SOFRE ALTERAÇÕES
De acordo com o comunicado da Associação de Futebol de Braga, nos escalões de formação, concretamente nos juniores, juvenis e iniciados, as divisões serão assim compostas: Divisão de Honra com 20 equipas; 1ª Divisão com 32 equipas e a 2ª Divisão será composta pelo número de equipas que nela se inscreverem.

CUSTOS REDUZIDOS
No final da reunião desta sexta-feira, a Associação de Futebol de Braga revelou que aprovou medidas excepcionais para, na época 2020/21, haver uma redução de custos inerentes à participação dos clubes nas provas oficiais distritais, cujos critérios serão oportunamente definidos.


sexta, 08 maio 2020 19:49 em Desporto

Marcações: Associação de Futebol de Braga

Imprimir