Florent assegura: "A nossa confiança para treinar não diminuiu"



O lateral-esquerdo Florent assegurou que os jogadores do Vitória não se sentem menos confiantes ao treinar na Academia, depois dos testes de despiste à Covid-19 terem revelado que há três jogadores do plantel que estão infectados.
Numa conferência de imprensa que teve lugar esta tarde, via plataformas digitais, o defesa reiterou que o Vitória tem proporcionado as melhores condições de trabalho aos jogadores, que estão à espera do próximo passo, o retomar dos treinos em conjunto.

Estão ansiosos pelo início da nova fase de treinos, em grupo, que deve acontecer na próxima semana?: "É esse o próximo passo, vamos começar os treinos colectivos. Temos de esperar pelos testes, esperar que esteja toda a gente com saúde para que possamos regressar aos treinos noutro nível, como pretendemos."

Já foram testados três vezes. A espera pelos resultados cria ansiedade ou já virou uma rotina?: "Podemos começar a falar de uma rotina. Já fizemos três testes, começa a ser habitual para os jogadores. Acho que toda a gente está a tentar o máximo cuidado possível, mesmo o clube tem procurado ter todos cuidados para dar as melhores condições aos jogadores. Não temos qualquer receio ou ansiedade para conhecer os resultados dos testes."

Como é que reagiu quando o plantel ficou a saber que três jogadores tiveram resultados positivos no despiste à Covid-19?: “Não foi um choque, mas sim uma surpresa. Os jogadores afectados não têm qualquer sintoma, por isso não ficamos chocados, mas sim surpreendidos. Toda a gente está com saúde, a cumprir as regras. É estranho que isso aconteça. É estranho algum de nós ter sido infectado.”

Depois desse episódio, a confiança dos jogadores para treinar diminuiu?: “A nossa confiança não diminuiu. Ninguém sabe se a infecção aconteceu nos treinos. Estamos a treinar, sabemos os riscos, é possível qualquer um ficar infectado. Podemos ficar infectado ao sair para ir à compras, ao subir no elevados para casa. Qualquer um de nós pode ficar infectado, a vida tem de continuar.”

Com o regresso da Liga a 4 de Junho, não sobra pouco tempo para o regresso dos treinos em conjunto?: “É pouco tempo, duas semanas não é muito tempo, mas não nos podemos esquecer que estávamos a trabalhar juntos há sete meses. Em duas semanas conseguimos voltar a essa forma para regressar aos jogos.”

Acredita que o Vitória será capaz de mostrar a mesma qualidade de jogo?: “É claro que vamos precisar de algum tempo para voltar a mostrar a qualidade que tínhamos, mas não vamos precisar de muito tempo. A maior parte já jogamos juntos há mais de um ano.”

Esta época voltou a ganhar a titularidade, depois de temporada em que foi pouco utilizado: “Para mim, a primeira época foi complicada porque vinha de anos em que jogava sempre, estava habituado a fazer mais de 30 jogos no campeonato. Do ponto de vista mental, foi complicado não jogar tanto. Por isso, esta época está a correr melhor. Precisei de voltar a jogar com regularidade para voltar a ter a mesma confiança, demorou um bocadinho, mas estou a voltar ao meu nível.”

Sente que não tem a mesma concorrência no plantel depois da saída do Rafa Soares?: “O Rafa saiu mas chegou o Mascarenhas. Está lesionado, mas é um jogador com muita qualidade. Tenho a mesma concorrência que quando estava cá o Rafa.”

O regresso da Liga será diante do Sporting, que tem um novo treinador. Que ideia terão deste Sporting?: “Acho que o Ruben Amorim tem ideias bem claras, com um sistema de três centrais. Os jogadores do Sporting não são os do Sp. Braga, por isso haverá diferenças do ponto de vista defensivo, mas também ofensivamente. Temos de nos preparar, perceber como jogava o Sp. Braga quando estava lá o Ruben Amorim. Aposto num Sporting a jogar com três centrais.”

Já está há vários anos em Portugal. Equaciona uma chamada à Selecção?: “Não me considero totalmente um português, mas se fosse chamado ficaria muito feliz. Mas, não estou a pensar nisso. Acho que me sinto tanto português como francês.”


quinta, 14 maio 2020 15:20 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Florent

Imprimir