Bruno Duarte: "Estou muito ansioso pelo regresso do campeonato"



O avançado Bruno Duarte confessou estar ansioso pelo regresso da I Liga. Falta precisamente uma semana para a bola voltar a rolar no relvado do Estádio D. Afonso Henriques. Após uma paragem nunca antes vista no futebol português, como consequência da pandemia de Covid-19, a I Liga regressa já na próxima semana. E um dos principais encontros da 25.ª jornada é o embate entre Vitória e Sporting, marcado para quinta-feira, às 21h15.

A uma semana do regresso à competição, sente-se ansioso? Como se sente fisicamente para o jogo com o Sporting?: “Estou muito ansioso pelo regresso do campeonato. É algo que nos deixa muito motivados. Mesmo com as portas fechadas é o campeonato, só por isso é motivante. Estamos todos muito ansiosos. Quanto à capacidade física, acredito que o nosso preparador físico está a fazer o melhor trabalho possível para que possamos evoluir dia após dia. Com o regresso aos jogos, a retoma vai ser normal”.

Jogar à porta fechada retira motivação aos jogadores, ou essa situação vai ser encarada de forma natural?: “Não vai ser encarado de forma natural, porque é muito diferente, ainda para mais para nós que temos sempre o estádio muito cheio. Vai ser um ambiente diferente. Vamos tentar preparar-nos para isso, tanto psicologicamente como fisicamente. Afinal, é o campoenato e temos de dar o nosso melhor”.

Há algum receio de que surjam lesões graves, como tem acontecido no campeonato ds Alemanha, o primeiro da Europa a regressar?: “Existe esse receio das lesões porque o tempo é pouco para podermos trabalhar antes do regresso. Já existe uma consciencialização que vão acontecer lesões. Esperamos que não, que todos possam terminar bem a época. Mas, o risco é iminente, não o podemos descartar”.

Quando a época foi suspensa estava numa boa forma. Espera voltar a esse momento?: “Sinto-me muito motivado, empenhado para ajudar a minha equipa com golos. Quero ajudar a conquistar vitórias. Sinto-me motivado para poder estar no meu melhor rendimento. Espero voltar ainda melhor do que estava antes”.

Marcou cinco golos até agora, esperava mais?: “Acho que quanto mais almejarmos mais perto estamos do sucesso. Ainda não marquei muitos golos, mas foram golos que ajudaram a minha equipa a vencer. Trabalho para poder, jogo a jogo, fazer golos e dar assistências. Mas, o principal, é sair coma vitória do relvado. É a primeira época em Portugal, até me sinto realizado e motivado. Espero que no final da época possa estar com mais golos”.

Entende que o ataque do Vitória está bem servido?: “Acho que sim. Os pontas-de-lança e os extremos são de muita qualidade. O elenco é muito forte, o mister tem muita dificuldade para escolher porque a competitividade é muito alta. Isso gera momentos em que uns jogam mais e outros menos, o que pode influenciar o rendimento dos jogadores, algo natural. O Vitória está muito bem servido de jogadores. O mister está a fazer um trabalho excelente para explorar as características de cada um de nós. No fim, podemos não ser tão fortes no jogo aéreo, mas com a bola nos pés resolvemos num instante. A nossa equipa é muito qualificada, o treinador dá-nos todo esse apoio”.

A paragem pode ter sido benéfica para perceber o caminho a fazer para a classificação para um lugar europeu?: “Acredito que esta paragem foi ruim porque vínhamos de uma boa sequência de vitórias. A equipa estava a crescer. Por outro lado, temos de passar por cima disso e seguir em frente, olhar para o nosso objectivo. Temos 10 jornadas por disputar, queremos vencer a maioria. O objectivo está traçado, queremos pontuar sempre”.

O regresso acontece diante do Sporting, que tinha mudado de treinador pouco antes do jogo com o Vitória.: “Vai ser um jogo muito difícil. Sem os nossos adeptos é mais complicado, mas o staff está a fazer um trabalho excelente. Na semana que antecedeu a primeira data do jogo com o Sporting já estávamos a estudar o adversário, já tínhamos umas ideias do que íamos ter pela frente. Esta paragem deu para o treinador do Sporting trabalhar melhor a equipa dele. Temos de procurar impor o nosso ritmo para procurar ganhar o jogo”.

Já marcou ao FC Porto esta época, espera agora marcar ao Sporting?: “É sempre bom marcar em todos os jogos, mas estes jogos são mais interessantes. Temos de estar sempre motivados, seja qual for a expressão do adversário, o objectivo maior é marcar para vencer".

Como sente que está a ser a sua evolução na primeira época no Vitoria, marcada por duas lesões?: “As lesões são um pouco complicadas, deixam-nos mais vulneráveis, sem tanta confiança, perdemos um pouco o ritmo do jogo. Trabalho muito firme para que essas lesões não voltem a aparecer. Tento olhar sempre para a frente, procuro evoluir. Sinto que desde que cheguei a Portugal houve uma evolução muito grande, que agradeço aos meus colegas, ao staff técnico e ao mister. Espero crescer ainda muito mais”.


Marcações: Vitória Sport Clube, Bruno Duarte

Imprimir Email