Ivo Vieira: "Um objectivo único contra o Belenenses: ganhar o jogo, somar os três pontos"



O treinador do Vitória, Ivo Vieira, projectou o jogo com o Belenenses SAD, marcado para quinta-feira, às 19 horas, destacando a vontade de regressar aos triunfos, depois do empate com o Sporting.

Qual a resposta que espera do Vitória para o jogo com o Belenenses SAD: “Neste momento estamos a preparar e a caminhar para cimentar e aperfeiçoar cada vez mais o retorno à competição, depois deste primeiro jogo em que empatámos contra o Sporting, em que a equipa teve um bom desempenho. Já tínhamos abordado que ia ser permanente o erro e foi de ambas as partes. Foram cometidos muitos erros em toda a jornada e não somos uma equipa à parte. Temos tendência a aperfeiçoar esses momentos do jogo. Agora, vamos para jogo com um objetivo único: ganhar o jogo, somar os três pontos, contra uma equipa forte, intensa, bem organizada. Vamos à luta para conseguir o grande objetivo.”

Cometer menos erros vai deixar o Vitória mais perto do triunfo?: “Quanto menos erros cometermos, mais perto de ganhar estaremos. Mas sabemos que os jogadores e os treinadores erram, somos humanos. Quanto menos o fizermos, mais perto de ganhar vamos estar. Temos de minorar esses erros. Eles vão desaparecer de forma natural com mais jogos. Cada equipa melhorará a nível físico e táticos”.

Neste jogo, já poderá implementar as cinco substituições: “Continuo com a mesma opinião, acho que só vai beneficiar perante paragem longa. Poder alterar cinco em vez de três poderá ser benéfico na gestão física. Acho que todos estão no mesmo patamar, embora aqueles que têm mais recursos poderão utilizar melhor os mesmos. Mas acho que isso só é bom para todos”.

Qual a avaliação que faz da jornada que passou, em que apenas um dos primeiros sete classificados conseguiu vencer: “Neste momento, o campeonato mesmo de forma prematura, estar a avaliar a condição das equipas. Mas aconteceu e mostra competitividade e equilíbrio nos jogos. Isso só vai reforçar que há dificuldade em cada jogo que vamos encarar. Estamos preparados para essa dificuldade dentro do jogo e todos estão a passar pelo mesmo. Não é que os resultados não fossem esperados, mas não eram normais. Aconteceu dos sete primeiros só ter ganho um e isso só demonstra a competitividade que existe e este período de falta de jogos”.

Depois do empate com o Sporting, torna-se mais urgente vencer o Belenenses SAD para o Vitória continuar na luta pela Liga Europa?: “Nós jogamos sempre para ganhar independentemente do adversário. Há jogos mais difíceis do que outros, mas o objetivo é sempre o mesmo: ganhar. Existe outros que lutam pelo mesmos e temos que respeitar. Para lutar pelo objetivo temos de ser mais fortes e mais organizados”.

Tem ideia de quando poderá contar com Pedro Henrique e André André?: “O que eu me foco aqui é nos que estão disponíveis. Todo o respeito pelos que não podem contribuir. Seria fácil lamentar as ausências, mas eu prefiro fazer o contrário, valorizar os que estão disponíveis. Têm dado respostas de um nível bom e vamos dar continuidade a esse processo. Os que não estão, faço votos de que estejam disponíveis. O André André está em dúvida”.

Trabalhar nestas circunstâncias constitui o maior desafio da sua carreira?: “O maior desafio da carreira é todos os dias, trabalhar arduamente e lutar pela instituição que represento. Em relação à questão psicológica, está sempre presente. O fator psicológico é fundamental. Nesta fase ainda mais. Os que forem mais equilibrados ou levarem para o campo o equilíbrio emocional de forma mais constante, poderão, juntando ao trabalho técnico e tático, acrescentar ou tirar partido do jogo. Mas é uma questão que está sempre presente”.

O Bondarenko esteve para sair, mas agora é titular. Como analisa a exibição contra o Sporting?: “É fácil. Esteve para ser sair, não saiu, passa a ser um ativo do clube. Tem de ser respeitado como todo os outros. O trabalho individual a juntar ao coletivo é que influencia as decisões. Esteve a nível razoável, pode melhorar e fazer mais, como todos os outros perante o que fizemos com o Sporting”.


terça, 09 junho 2020 12:40 em Desporto

Marcações: Vitória Sport Clube, Ivo Vieira

Imprimir