Airão avança com protesto junto da A.F. Braga que pode valer subida ao Pró Nacional



O Airão vai apresentar um protesto junto da Associação de Futebol de Braga, em que alega que o Viatodos utilizou irregularmente um jogador no encontro da 14.ª jornada da série B da Divisão de Honra, disputado no dia 1 de Março, que os vimaranenses perderam por 4-1. Se o protesto for atendido, o Conselho de Disciplina poderá ditar o triunfo do Airão por 3-0, o que significaria que o clube passaria para o 4.º lugar da série B, ultrapassando, por um ponto, o Desportivo de Ronfe. Ou seja, teria de ser o Airão a ser convidado para disputar o Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga, na vaga criada pela promoção do Brito ao Campeonato de Portugal.

De acordo com as informações recolhidas pelo Grupo Santiago, a Direcção do Airão descobriu este caso recentemente. E por entender que o clube foi prejudicado, vai avançar, no imediato, com o protesto junto da Associação de Futebol de Braga.

O jogador do Viatodos em causa, José Dourado, foi expulso no decorrer da 13.ª jornada, por vermelho directo, como se comprova na ficha do jogo entre o clube famalicense e o São Paio. O jogador estava assim impedido de defrontar o Airão, na partida da 14.ª jornada, que acabou por não se realizar na data inicialmente prevista devido à não comparência da GNR no campo de jogos do Viatodos. O encontro acabou por ser adiado e no dia 1 de Março José Dourado foi a jogo frente ao Airão, cumprindo os derradeiros nove minutos da partida.

É com base nestes factos que a Direcção do Airão, que está em funções até à eleição dos novos Órgãos Sociais, decidiu avançar com o protesto junto da Associação de Futebol de Braga. Resta perceber qual será a interpretação do Conselho de Disciplina, concretamente quanto à questão da homologação dos resultados de um campeonato que foi suspenso no mês de Março devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

Esta semana, a Associação de Futebol de Braga já avançou com o convite ao Desportivo de Ronfe para ser promovido ao Pró Nacional, tendo obtido uma resposta afirmativa da Direcção liderada por António Vaz.


Marcações: Associação de Futebol de Braga, Desportivo de Ronfe, UD Airão

Imprimir Email