Bernardino Pedroto é o novo director para o futebol feminino do Vitória



Bernardino Pedroto é o novo director para o futebol feminino do Vitória, um cargo que na época passada foi ocupado por Ângelo Freitas. Ciente da importância crescente da modalidade, quer no clube, quer no panorama nacional e internacional, Miguel Pinto Lisboa, o presidente da SAD vitoriana, entendeu promover uma aposta forte, chamando uma figura incontornável do passado do clube. 

Jogador do Vitória nas décadas de 1970 e 1980 e, posteriormente, treinador da equipa principal, Bernardino Pedroto dispensa apresentações ao nível dos conhecimentos técnicos, mas também do ponto de vista organizativo. É ele agora o rosto mais visível do futebol feminino do Vitória, que começa a planear a próxima temporada com ambições renovadas.

Sendo certo que o tempo que vivemos, ainda afectado pela pandemia de Covid-19, induz muitas incertezas, a verdade é que isso não é impeditivo de alinhar ideias e objectivos que o clube pretende concretizar. Nesse sentido, Bernardino Pedroto começa por sublinhar que “a nossa fonte de energia vai ser para a Formação”. E explica o conceito: “Não há crescimento, nem desenvolvimento, sem haver uma boa Formação. Os nossos olhos, neste momento, vão para isso, sem esquecer a equipa principal nem as sub-19, que já estão em competições nacionais mais elevadas e mais competitivas.” O responsável reitera que o Vitória deve “sobretudo pensar e reflectir que a Formação é o princípio e base do crescimento e desenvolvimento do futebol feminino”.

Este desígnio assumido de forma tão vincada não significa uma menor atenção para com aquela que, por razões óbvias, continuará a ser a equipa mais mediática. Bernardino Pedroto adianta, por isso, que a equipa sénior “também ela tem claros objectivos. Neste momento não sabemos ainda em que divisão vamos participar, se na 2.ª ou na 3ª, mas independentemente disso o objectivo é claro: estamos a construir uma equipa que temos a certeza absoluta que vai elevar bem alto o nome do Vitória.” A indefinição em torno dos quadros competitivos, acrescenta, não inibirá o clube de ambicionar grandes feitos. E explicita: “Queremos, se ficarmos na 3ª, rapidamente atingir a 2ª. Caso contrário, queremos competir a bom nível para podermos atingir a 1.ª Divisão, a Liga BPI”.


Marcações: Vitória Sport Clube, futebol feminino, Bernardino Pedroto

Imprimir Email