G.D. Souto e Gondomar terá relvado em Agosto



As obras de construcção de um relvado sintético no Campo de Jogos de Souto, São Salvador deverão estar concluídas em meados de Agosto. A previsão optimista da Direcção do Grupo Desportivo Souto e Gondomar deve-se à evolução significativa que a empreitada conheceu após o arranque, há pouco mais de três semanas. Após os trabalhos de preparação do terreno, a parte principal da obra está em curso e se tudo correr como planeado o sintético poderá começar a ser colocado no início do mês de Agosto.

A Direcção liderada por André Ribeiro, que conta com o apoio inestimável de Márcio Neves e João Nuno, teve um papel decisivo para a remodelação do campo de jogos. Não só porque conseguiu mobilizar a população para este projecto, mas também pelo empenho que tem evidenciado na procura de outros apoios. São vários os empresários locais que se têm disponibilizado a ajudar, de forma gratuita, tanto com material, como com mão de obra. Só assim se tornou possível a execução da obra, uma vez que os 200 mil euros assegurados pela Câmara Municipal não chegam para os trabalhos orçamentados. É que o campo será aumentado, tanto em comprimento como em largura, para ter a medidas necessárias para receber jogos da Associação de Futebol de Braga. E, nesta equação, André Ribeiro, Márcio Neves e João Nuno destacam ainda o papel do presidente da União das Freguesias de Souto, Santa Maria, Souto, São Salvador e Gondomar, Manuel Cardoso. “Tem sido como um pai para nós, uma ajuda com um valor incalculável. Ajudou-nos a desbloquear muitos dos processos necessários para andar com a obra para frente. Se não fosse a sua intervenção, mesma na ajuda com os trabalhos, não seria possível avançar com a mesma dinâmica”, diz o presidente do clube, André Ribeiro.

Numa conversa com o DESPORTIVO de Guimarães, em que esteve acompanhado por Márcio Neves e João Nuno, o dirigente sublinha a ideia de que a construcção do relvado sintético só se tornou viável “devido ao empenho desta Direcção, que de forma gratuita faz um trabalho incrível. Juntos, estamos a trabalhar para que esta obra se torne possível. Obviamente que o subsídio da Câmara Municipal é uma boa ajuda, mas da nossa parte tem de haver muito trabalho para que a obra seja efectuada”. André Ribeiro considera tratar-se de “um grande projecto para a freguesia, não apenas para o clube, mas, é evidente, que traz mais valias para o Souto/Gondomar, porque teremos condições para ter os jovens das nossas freguesias no nosso clube. Acreditamos que esta obra vai ajudar a desenvolver a freguesia, que está um pouco parada, tanto do ponto de vista desportivo, como cultural. Pensamos que com esta obra a freguesia poderá desenvolver-se de outra forma”.

A Direcção do Grupo Desportivo Souto e Gondomar está convencida que a construcção do relvado sintético vai permitir ao clube alavancar para um novo patamar desportivo. No imediato, está descartada a hipótese de avançar com a inscrição nos campeonatos da Associação de Futebol de Braga. Trata-se de uma ambição a curto prazo, o que significa que o Souto e Gondomar pode dar esse passo na temporada 2021/2022. “No futuro, a Direcção quer dar o passo para os campeonatos da Associação de Futebol de Braga. Mas, no próximo ano vamos continuar na Associação de Futebol Popular de Guimarães”, assegurou André Ribeiro. Para o dirigente e a sua Direcção, trata-se de “um passo que terá de ser dado sempre com a cabeça bem em cima dos ombros, não podemos dar passos maiores do que a nossa realidade. Primeiro, temos de criar as condições necessárias, só depois avançamos para a Associação de Futebol de Braga. Temos de dar passos calculados, porque só iremos assumir aquilo que podemos cumprir. Havemos de lá chegar, mas pelo caminho certo. Por isso, o mais indicado é mantermo-nos mais um ano na Associação de Futebol Popular de Guimarães”.


Marcações: relvado sintético, GD Souto Gondomar

Imprimir Email