Conselho de Disciplina da A.F.B. instaura processo ao Viatodos após queixa do Airão



O Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Braga instaurou um processo disciplinar ao Viatodos, na sequência da queixa apresentada pelo Airão, há cerca de um mês, devido à utilização irregular de um jogador no encontro entre os dois clubes, da 14.ª jornada da série da B da Divisão de Honra, realizado a 1 de Março.

Após a instauração do processo disciplinar, o Conselho de Disciplina da Associação de Futebol de Braga vai averiguar os factos denunciados pelo Airão. O clube vimaranense pretende que aquele órgão aplique o regulamento disciplinar, ou seja, que aplique a pena de derrota ao Viatodos, por 3-0. Se o Conselho de Disciplina decidir atribuir os três pontos ao Airão, o clube passará para o 4.º lugar da série B, ultrapassando, por um ponto, o Desportivo de Ronfe. Ou seja, terá de ser o Airão a ser convidado para disputar o Pró Nacional da Associação de Futebol de Braga.

Fonte da Associação de Futebol de Braga contactada pelo Grupo Santiago apontou esclarecimentos para o Regulamento Disciplinar em vigor. No ponto 1 do Artigo 10.º do Regulamento, que diz respeito à homologação tácita de resultados desportivos, pode ler-se que “o resultado de jogo oficial considera-se tacitamente homologado decorridos trinta dias após a sua realização, excepto se a um dos intervenientes vier a ser aplicada a pena de desclassificação”. O ponto 2 clarifica que “o conhecimento posterior ao decurso daquele prazo de infracção disciplinar cometida durante o jogo não tem relevância para o seu resultado e para a tabela classificativa da competição, sem prejuízo da sujeição do infractor à pena correspondente”. Já o ponto 3 esclarece que “se, porém, vier a ser provada, relativamente ao clube vencedor da competição, infracção à qual corresponda pena que determine alteração da sua classificação ou eliminação da prova, aquele perde o título respectivo, o qual não é atribuído nessa época desportiva”.

Recorde-se que o jogador do Viatodos em causa, José Dourado, foi expulso no decorrer da 13.ª jornada, por vermelho directo, como se comprova na ficha do jogo entre o clube famalicense e o São Paio. O jogador estava assim impedido de defrontar o Airão, na partida da 14.ª jornada, que acabou por não se realizar na data inicialmente prevista devido à não comparência da GNR no campo de jogos do Viatodos. O encontro acabou por ser adiado e no dia 1 de Março José Dourado foi a jogo frente ao Airão, cumprindo os derradeiros nove minutos da partida.


terça, 04 agosto 2020 17:30 em Desporto

Marcações: Associação de Futebol de Braga, UD Airão, Viatodos

Imprimir