Douglas pendura as luvas e assume novas funções no Vitória




Aos 37 anos e com 235 jogos com a camisola do Vitória, Douglas colocou um ponto final na carreira de jogador. A 'Muralha', como muitos o apelidaram, vai guardar as luvas e passar a integrar a estrutura do clube, depois de ter aceite o convite de Miguel Pinto Lisboa e Carlos Freitas para desempenhar novas funções como coordenador da formação de guarda-redes.

Segundo as informações apuradas pelo Grupo Santiago, a opção de Douglas e da SAD do Vitória será oficializada até ao final da semana, antes do arranque dos trabalhos de pré-temporada, que acontece na próxima segunda-feira.
A continuidade de Douglas no plantel chegou a ser um cenário em cima da mesa. Contudo, a renovação do contrato enquanto jogador acabou por não avançar depois das duas partes terem entendido que chegou a altura de iniciar uma nova etapa. Depois de ter identificado que chegou o momento de dizer adeus aos relvados, Douglas respondeu afirmativamente ao convite que endereçado pela SAD para assumir um papel na coordenação da formação de guarda-redes, situação que lhe permite continuar intrinsecamente ligado ao clube que o acolheu em Portugal em 2010. Nas novas funções, terá a missão de criar uma ligação transversal na formação dos guarda-redes dos quadros do clube, com o objectivo de uniformizar esse processo. Além disso, irá também trabalhar numa das equipas técnicas dos escalões de formação, precisamente como treinador de guarda-redes.

Douglas despede-se dos relvados como o segundo guarda-redes que cumpriu mais jogos com a camisola do Vitória. Os 235 jogos que realizou deixaram-no muito perto da marca fixada pelo malogrado António Jesus, que esteve em 240 partidas pelo Vitória.

Natural de Ribeirão Preto, no Brasil, Douglas conheceu apenas um clube em Portugal. O agora ex-guarda-redes chegou a Portugal em 2010 para fazer concorrência ao compatriota Nilson. Na época 2012/2013 impôs-se como titular, mas ao longo dos últimos anos chegou a perder esse estatuto para o vimaranense Miguel Silva, que também deixou o Vitória este Verão, neste caso para reforçar o APOEL, do Chipre. Na temporada passada, a sua última em acção, foi o guarda-redes mais utilizado por Ivo Vieira, cumprindo 38 jogos em todas as competições. Entrou a última vez em campo no empate com o Santa Clara, da última jornada da I Liga, na Cidade do Futebol, no dia 24 de Julho. Pisou o relvado do Estádio D. Afonso Henriques, a sua segunda casa, pela derradeira ocasião no dia 19 de Julho, no triunfo, por 1-0, diante do Marítimo.

Com as saída de Douglas e Miguel Silva, o Vitória perde os dois guarda-redes mais utilizados nas últimas épocas. Contratado há pouco mais de um ano, Jhonatan não será uma das apostas para a temporada 2020/2021, até porque a SAD entende que deve procurar outras alternativas.
Assim, a baliza ficará entregue aos reforços Matous Trmal, jovem internacional sub-21 pela República Checa que o Vitória contratou ao FC Slovacko, e Nicolas Tié, internacional sub-23 pela Costa do Marfim que representava o Chelsea. Celton Biai, que já foi promovido à equipa A na temporada passada, deverá ser a outra aposta para a baliza.


Marcações: Vitória Sport Clube, Douglas

Imprimir Email