Bilel: "O Moreirense está a criar as condições para se manter como um clube de primeira metade da tabela"



Dos seis anos que viveu no futebol português, metade foram ao serviço do Moreirense. O que leva dessas três épocas que viveu em Moreira de Cónegos?: "Acho que foram três anos positivos, em que conseguiu deixar uma boa imagem, não só em termos profissionais como também pessoais. Dei sempre o máximo pelo clube, pelo que o balanço é positivo. Ainda assim, penso que ainda podia ter conseguido algo mais. Acredito que posso ser ainda melhor do que aquilo que mostrei ao serviço do Moreirense e que o melhor da minha carreira ainda está para vir".

Qual acha que foi a melhor época, a nível pessoal, que viveu com a camisola do Moreirense?.: "Entendo que foi a última, principalmente na segunda volta. Foi nessa fase que consegui mostrar melhor o meu potencial, acredito que foi uma segunda volta de bom nível, com bons jogos. Sei que sou capaz de fazer golos e assistências porque sou um jogador ofensivo, esse tem de ser o próximo passo que tenho de dar. Com golos e assistências e esta qualidade exibicional que demonstrei penso que posso chegar a um patamar mais elevado".

O que levou a que esta tenha sido a sua melhor época em Moreira de Cónegos por comparação com as duas anteriores?: "Evoluí como jogador, é natural que isso aconteça com o passar do tempo e com o trabalho que realizamos todos os dias. Houve um processo de maturação como jogador, quanto mais anos de experiência ganhas, melhor ficas como atleta. Mas, a minha primeira época também foi bastante positiva, se levarmos em conta que estava a chegar da II Liga. Para ser um ano de estreia, o desempenho foi bom, porque encontrei uma realidade diferente. Mas, a última foi mesmo a que senti melhor em todos os processos, ofensiva e defensivamente. Só tenho de marcar mais golos, fazer mais assistências, tenho de dar esse passo para ser melhor ainda".

Depois de uma época de estreia num contexto difícil, viveu momentos importantes da história do Moreirense, com as duas melhores classificações de sempre. A que se deveu esta evolução do clube?: "O Moreirense tem gente que trabalha muito bem, que dá o máximo em prol do clube. As pessoas estão sempre preocupadas em melhorar no dia a dia, para dar condições aos jogadores. É o exemplo da Academia que agora está a acabar, vai tornar-se num espaço importante para a evolução que todos desejam. O Moreirense está a partir para um patamar de sustentabilidade na I Liga, os resultados também estão a demonstrar isso. A qualidade dos plantéis evoluiu, o que ajudou à melhoria dos resultados. É um clube honesto, no fundo é esse o segredo".

Ficou com a ideia de que o clube tem condições para manter o nível competitivo exibido nos últimos dois anos?: "Com certeza. As pessoas que gerem o clube são competentes. A construção da Academia vai ajudar a melhorar as condições, o que é muito importante para a estrutura. O Moreirense está a criar as condições para se manter na primeira metade da tabela. É importante manter-se nessas posições, para evitar os sufocos de outros anos. Na primeira época alcançamos a manutenção na última jornada. Mas, depois melhoramos muito o rendimento e agora é importante manter essa estabilidade. O que aconteceu nos últimos dois anos não foi sorte".

Ao fim de três anos no Moreirense, seis em Portugal, o que o motivou a querer deixar o nosso país para uma nova experiência?: "O meu ciclo acabou em Moreira, depois de três épocas no mesmo clube. Gostei de estar lá, mas sinto a necessidade de me desafiar e procurar outro desafio, mais ambicioso. Como profissional, quero chegar ao mais alto nível, então decidi sair para fazer essa tentativa. Se aos 26 anos não tivesse essa ambição, nunca a iria ter. Sinto-me mesmo com força, bem do ponto de vista físico e mental, estou pronto para dar um salto maior na minha carreira".

É um desafio para testar as suas capacidades?: "É isso mesmo. Sou uma pessoa de desafios. Há seis anos saí do Saint-Etienne, um clube grande em França, para a Covilhã. É com o mesmo espírito que agora deixo Portugal, depois das passagens pela II e I Ligas. Quero mais, quero crescer, por isso procuro um novo clube".

O que não resultou nas conversas com o Moreirense para continuar?: "Foi um processo natural entre as duas partes. O clube sabia da ambição que eu tinha e havia muito respeito, fruto de uma ligação de três anos vivida sempre com muita honestidade. Foi um processo simples e honesto entre nós".

A ideia passa por se mostrar ao mais alto nível em França?: "É uma possibilidade, mas há clubes de países com grandes campeonatos que já se mostraram interessados. Há propostas concretas, mas nada está fechado. Estou a analisar tudo com o meu empresário. Vamos decidir em breve, de forma a poder regressar aos treinos".

No futuro, passa pela sua cabeça voltar a Portugal, porventura ao Moreirense?: "Não está nos meus planos, mas nunca sabemos do futuro, pode surgir uma proposta do FC Porto, Benfica ou Sporting. Nunca sei o dia de amanhã".


Marcações: Moreirense Futebol Clube, Bilel Aouacheria

Imprimir Email